Os serviços prestados pelas empresas de telecomunicação continuam sendo a principal demanda no Procon de Passo Fundo e do Balcão do Consumidor. As reclamações são referentes a cobranças indevidas de serviços não solicitados, dificuldades para cancelamento de contrato, falta de sinal e, com relação à internet, velocidade diferente da contratada.
O coordenador do Procon Municipal, Rogerio Silva, e o assessor jurídico Carlos Alberto Tassi estiveram reunidos com representantes do departamento jurídico da operadora Claro buscando melhorar os serviços prestados aos consumidores.
Um dos pontos abordados envolve a qualidade do sinal. A advogada da Companhia, Débora Baptista Bolzoni, explicou que a empresa possui em Passo Fundo doze antenas que operam no sistema 3G e que deve implantar mais três ainda este ano, além de dezoito antenas para o sinal GSM. Débora informou também que o consumidor pode ter acesso à qualidade do sinal da operadora através do site: www.claro.com.br.
Uma das cobranças feitas pelos representantes do Procon foi em relação à entrega da cópia do contrato aos consumidores. A advogada da Claro afirmou que todos os consumidores recebem cópia do documento, mesmo os que fazem a operação através da internet e telefone. Em relação ao atendimento presencial, Débora afirmou que a loja da empresa, localizada no Bella Città Shopping, está capacitada a fazer o cancelamento de serviços e prestar esclarecimentos ao consumidor. O Procon pediu maior divulgação da loja para que os consumidores possam buscar o atendimento e resolverem seus problemas.
Em se tratando das dificuldades para cancelar contratos, a representante da Claro informou que existe uma confusão do consumidor com relação à suspensão e ao cancelamento dos serviços. Destacou que a suspensão é temporária e que, depois de vencido o período, o serviço é ativado automaticamente. A suspensão não isenta o consumidor do pagamento da franquia contratada. Com relação ao cancelamento, ele encerra a prestação de serviços imediatamente, mas o consumidor ainda terá uma fatura residual com as cobranças dos serviços que foram prestados. Os representantes do Procon enfatizaram a necessidade da empresa reduzir o número de reclamações que chegam até os órgãos competentes de Passo Fundo. Débora Bolzoni garantiu que a Claro vem trabalhando para diminuir o número de demandas que chegam aos órgãos de defesa do consumidor, e isto já tem sido observado em algumas cidades como por exemplo, Porto Alegre.
Rogerio Silva lembra que, em seis meses de trabalho à frente do Procon Municipal, esta foi a quinta reunião realizada com as operadoras de telefonia, buscando melhorar a prestação de serviços aos consumidores. “Estas empresas hoje detém o sistema de telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura, o que faz com que a demanda seja muito grande junto aos órgãos de proteção ao consumidor. É um trabalho difícil, mas estamos enfrentando, e esperamos que a melhora do atendimento possa ser sentida muito em breve. Vamos continuar nesta fase de reuniões com as demais operadoras que ainda não foram chamadas”, finalizou Rogerio.