Saúde e estilo de vida é tema de pesquisa

Moradores selecionados farão exame de urina, para medição dos níveis de sódio, potássio e creatinina, e de sangue, que permitirá que sejam conhecidas doenças como diabetes, anemia e dengue

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O IBGE iniciou nesta segunda-feira (12), em convênio com o Ministério da Saúde e com a coordenação técnica da Fiocruz, a coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 - PNS. Em Passo Fundo, a coleta de dados inicia até o final do mês de agosto, após a realização do treinamento que será realizado na próxima semana em Canela. Cerca de 150 domicílios participarão da amostragem no município. Na região, o IBGE também vai coletar os dados nos municípios de Soledade, Ciríaco e Victor Graeff. No Brasil, cerca de 1.000 entrevistadores visitarão 80 mil domicílios em 1.600 municípios, para conhecer a saúde e o estilo de vida da população.

Segundo o coordenador do escritório do IBGE em Passo Fundo, Jorge Bilhar, a pesquisa é inédita porque pela primeira vez o morador selecionado fará exames de laboratório e de pressão. “A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira, os entrevistadores vão preencher um questionário através de um computador de mão, com as informações de todos os moradores. O de maior idade responderá outro questionário e terá medidos peso, altura, cintura e pressão arterial e fará exames laboratoriais de sangue e urina”, explicou.

Os exames de sangue (Hemoglobina glicada; Colesterol total; LDL (método direto); HDL colesterol (método direto); Hemograma; Hemoglobina S e outras hemoglobinopatias; Creatinina; e sorologia de dengue) e urina serão realizados por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e a coleta dos materiais será feita em casa. Os resultados dos exames serão encaminhados pelos Correios ou pela internet. O morador que apresentar pressão arterial elevada durante a coleta, exames laboratoriais alterados, crises de hipertensão ou dores no peito, receberá orientações para procurar o serviço de atendimento indicado pelo Ministério da Saúde.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe