A II Manifestação do Movimento Crueldade Nunca Mais pede o fim da violência contra os animais. O evento será realizado no dia 18 de agosto, às 10h, na Praça da Mãe, em Passo Fundo. A manifestação está sendo organizada pelo Comitê Passo-fundense de Tutela Animal (Compata) e estima a participação de mais de 300 pessoas. Os protetores dos animais reivindicam penas mais rigorosas para quem comete crueldade e maus tratos.
De acordo com os organizadores do movimento, a lei atual é branda e não pune devidamente quem comete crimes contra animais. Esta manifestação faz parte de uma série de ações para uma penalização correta contra a crueldade aos animais. A petição oficial do movimento (abaixo-assinado) tem por objetivo coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo país. As assinaturas devem ser feitas pelo site www.crueldadenuncamais.com.br.
A página oficial do evento no Facebook já conta com mais de 500 pessoas confirmadas na manifestação em Passo Fundo. A organização convida todos os ativistas, protetores e defensores da causa animal a participarem do protesto em prol dos animais.
A primeira manifestação foi realizada no dia 22 de janeiro de 2012 em centenas de municípios. Em Passo Fundo, centenas de pessoas se reuniram na Praça da Mãe e depois realizaram uma breve caminhada até o centro da cidade. No dia 5 de maio de 2012 mais de mil assinaturas foram coletadas pelo Compata durante o Pedágio Nacional de Coleta de Assinaturas. A organização nacional do evento enviou o abaixo-assinado de todos os municípios para o Congresso Nacional onde está em andamento a reforma do Código Penal Brasileiro.