O manejo do gado leiteiro, com enfoque na relação da composição do leite com a nutrição animal, foi o tema abordado pelo médico veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Carlos Bondan em um evento realizado nesta semana no município de Rondinha. O evento técnico reuniu mais de 80 agricultores.
Bondan destacou a importância da interpretação da análise do leite para monitorar o metabolismo animal. Assim, os resultados dos testes feitos mensalmente podem ser utilizados pelos agricultores como parâmetros que sinalizam anormalidades nutricionais e do manejo dos animais. Em seguida, o professor da UPF, Hélio Büllau, tratou da administração da propriedade rural e do controle dos custos de produção.
Conforme o secretário de Agricultura de Rondinha, os produtores de leite do município estão mais focados na infraestrutura da propriedade, na genética, quantidade de animais e escoamento da produção. “Tudo isso é necessário para a produção de leite, mas tem custo elevado”, explicou. Para ele, o objetivo das palestras é fazer com que o produtor opte por ações de baixo custo, resultando em maior produtividade e lucro na propriedade. “Nossa intenção é transmitir conhecimentos sobre essa atividade, possibilitando menos custo de produção, para deixar mais dinheiro no bolso do produtor”, concluiu.