O VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (VIII CBA-Agroecologia) recebeu aproximadamente 1,4 mil artigos e relatos de experiências para apresentação durante o evento que ocorrerá de 25 a 28 de novembro 2013, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Para esta edição do CBA-Agroecologia foram submetidos 400 relatos de experiências, número 25% maior do que na edição anterior. Para o coordenador da Comissão Técnico-Científica, Fábio Dal Soglio, esse aumento demonstra o crescimento da abordagem da temática. “Em agroecologia, a construção do conhecimento está muito nas experiências práticas, tanto na área da educação como na de produção e de organização social. São experiências importantíssimas e temos sistematiza-las por serem fundamentais para o processo agroecológico. A criação desse espaço de relato de experiências no Congresso valoriza esses trabalhos, criando duas categorias iguais em termos de importância: experiências e artigos”, avalia Dal Soglio. “Foi um acerto”, afirma.
Os trabalhos selecionados serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia, da ABA-Agroecologia, promotora do evento, que também é organizado pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Embrapa Clima Temperado, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre outras entidades. Outras informações sobre o congresso podem ser obtidas através do site do congresso (www.cbagroecologia.org.br