A chegada do Fogo Simbólico efetivada pela Brigada Militar deu início, na manhã deste domingo (1º), às celebrações da Semana da Pátria em Passo Fundo. Com a presença de autoridades e da comunidade, a reverência ao patriotismo e o culto aos símbolos nacionais reforçaram o sentimento de civismo e amor à Pátria.
Após o deslocamento do Fogo Simbólico ao Altar da Pátria, o acendimento da Pira e o hasteamento das bandeiras, o presidente da Liga de Defesa Nacional Núcleo Passo Fundo e secretário de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes, abriu os discursos em honra ao momento.
“Atos de civismo são constantes, mas é este ato que realizamos aqui que nos traz uma profunda reflexão. Assim nós formamos o caráter e damos exemplos para a sociedade, no resgate da ética e da moral. Um exemplo de amor e respeito à Pátria”, ressaltou Lopes.
O vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, ressaltou a importância da presença das escolas e do sentimento de amor e pertencimento que a sociedade deve refletir durante a Semana da Pátria. “É neste momento que devemos pensar os fatos históricos que o Brasil precisa resolver para que possamos saber qual é o nosso papel na sociedade. Criar um ambiente solidário, justo e com mais oportunidades é um de nossos principiais desafios. Precisamos cultivar o sentimento de amor à Pátria”, finalizou.
Os temas de 2013 estão divididos em três: na esfera nacional, com a temática “José Plácido de Castro”; estadual com o tópico “100 anos do Escotismo no Rio Grande do Sul”; e municipal com a escolha de dois assuntos “Jornada Nacional de Literatura” e “Escola Estadual Ernesto Tochetto”.
A guarda da Pira inicia com os alunos do Colégio Tiradentes. Os trabalhos serão encerrados no próximo sábado (7), com o desfile de 7 de Setembro seguido da retirada da Centelha para a fusão da Chama Crioula e a extinção do Fogo Simbólico.
Aberta a Semana da Pátria em Passo Fundo
· 1 min de leitura