Os Cavaleiros do Planalto Médio chegaram em Passo Fundo na manhã deste domingo (1), depois de 291 quilômetros percorridos. Representantes de mais de 30 municípios pertencentes à 7ª Região Tradicionalista recepcionaram a chegada da Chama Crioula no Parque de Rodeios da Roselândia, ato tradicional que ressalta o amor e cultivo das virtudes da cultura gaúcha.
Mesmo debaixo de muita chuva, o público prestigiou a celebração e agradeceu o esforço e a bravura dos Cavaleiros que representam além do Movimento Tradicionalista, todos os gaúchos. “Depois de longos dias fora e enfrentando o mau tempo, os Cavaleiros do Planalto Médio chegam aqui com sua missão cumprida. Missão que nos engrandece e que reforça nosso comprometimento com a tradição e com o Rio Grande do Sul”, afirmou a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destacou o momento de culto às tradições e o sentimento de pertencimento gaúcho. “Em nome da Prefeitura, quero agradecer a todos aqui presentes e aos Cavaleiros pelo esforço, dedicação e intensidade em trazer a Chama Crioula. A chegada da Chama nos faz viver toda a história do Rio Grande do Sul, a nossa rica e bonita história. Somos brasileiros sim, mas em nosso coração, espírito, jeito, tradição, somos em primeiro lugar gaúchos”, afirmou Luciano.
A Chama acesa ainda no dia 17 de agosto foi repassada aos representantes de outras localidades, que levarão a Centelha para integrar o início os Festejos Farroupilhas em suas cidades. No dia 7 de setembro, haverá a retirada da Centelha do Fogo Simbólico para a fusão da Chama Crioula e, com o encerramento da Semana da Pátria, estarão abertos oficialmente os Festejos Farroupilhas.