A missão da Nasa, agência espacial norte-americana, chamada de Ladee (do inglês, Lunar Atmosphere and Dust Ambiente Explorer) permitirá o conhecimento de novas características da Lua e vai ajudar os cientistas a compreender outros corpos do Sistema Solar, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
A missão robótica foi lançada com sucesso do Centro Espacial Wallops, na costa da Virgínia, nos Estados Unidos, e deve chegar à Lua em 30 dias, para, em seguida, entrar em órbita lunar. A Ladee terá, inicialmente, 40 dias de trabalho. Nos primeiros 30 dias, a sonda terá atividades em grandes altitudes, além da demonstração da tecnologia de laser. Durante os últimos dez dias, o subsistema de propulsão a bordo do Ladee irá reduzir a altitude do observatório, enquanto as atividades continuam. A missão terminará 100 dias depois de ser colocada em funcionamento.
Para desenvolver a missão, a Nasa investiu US$ 280 milhões entre a construção de naves espaciais e de instrumentos científicos, serviços de lançamento e operações de missão e apoio. O veículo de lançamento selecionado para a missão é o Minotauro V, da Força Aérea norte-americana.
Com informações da Agência Brasil