CPI da telefonia ouve representante de empresa

Até o momento, já foram ouvidas pela comissão as empresas Embratel, Oi, GVT, Tim e Nextel.

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Em reunião na tarde desta segunda-feira (9), a CPI da Telefonia, presidida pelo deputado Ernani Polo (PP), tomou o depoimento do representante da Claro no Rio Grande do Sul, Marcelo Repetto. Também foram aprovados por unanimidade dois requerimentos, no período da Ordem do Dia. Até o momento, já foram ouvidas pela comissão as empresas Embratel, Oi, GVT, Tim e Nextel.

 Depoimento da Claro 
O diretor regional da operadora Claro, Marcelo Repetto, informou que a empresa conta com 4,6 milhões clientes no Rio Grande do Sul, o que representa 29% do mercado gaúcho. Disse ainda que a Claro está presente em 370 municípios e atende 99,25% da área urbana no estado, sendo 140 dessas cobertas com a tecnologia 3G.
 
Afirmou que, em termos de investimento, após a medida cautelar da Anatel (que suspendeu a venda de chips em 2012), a Claro está investindo no Rio Grande do Sul R$ 215 milhões em sistemas de gestão, instalação e manutenção de redes. Contou ainda que a empresa tem investido para melhorar o seu atendimento, atuando em pontos como aumento dos canais multimídia, nova plataforma de atendimento e ampliação dos pontos de call centers. Ele informou que, com a instalação de um 0800 exclusivo para o Procon, houve 28% de redução de demandas desse órgão.
 
Repetto disse que a empresa tem atuado fortemente para melhorar o índice de desempenho de atendimento (IDA) da Anatel, principalmente quanto a itens como cobrança, cancelamento e agregadores (serviços comprados pelos consumidores via SMS, não necessariamente prestados pela Claro, mas pela rede da Claro). 
 
Quanto a cobranças consideradas indevidas, o depoente contou que foi dado aos atendentes do call center a autonomia de dar até R$ 300,00 de desconto ao cliente, na primeira reclamação do consumidor feita nos primeiros três meses da conta. Segundo Repetto, a Claro tem utilizado essa oportunidade para informar o cliente sobre a composição da fatura e os serviços contratados, buscando evitar que essa cobrança se repita, numa ação educativa.
 

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