Documentário produzido por acadêmicos orienta consumidor

O curta-metragem mistura drama e comédia, vivenciando o cotidiano dos consumidores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um estudante do primeiro ano do curso de Direito se transforma em super-herói para resolver o conflito dos pais de sua namorada com uma operadora de telefonia. No lugar de truques e armas especiais, ele busca a solução através de uma conciliação entre as partes. O roteiro faz parte do documentário “Ipad, Ipod, ai meu Deus do céu”. Um drama com comédia, vivenciado dia a dia por muitos consumidores na compra e venda de equipamentos eletrônicos com tecnologia de informações cibernética como iPad, iphone, Androide, Celulares, Trablet, Internet. 

O trabalho é uma produção de oito alunos que participam do grupo de estudo e pesquisa Direito & Cinema, um projeto do curso de Direito da faculdade Anhanguera, cuja temática é o Direito do Consumidor. “A ideia é justamente mostrar que a solução mais rápida e econômica para resolver questões envolvendo o consumidor é a conciliação entre as partes. Neste trabalho procuramos apontar as vantagens desta alternativa. A solução pode ocorrer em até 30 dias, enquanto que na Justiça este prazo se estende por pelo menos dois meses. Antes de buscar o direito na Justiça é importante ouvir as duas partes ” conta o acadêmico do 6º ano, Álvaro Augusto da Silva Oliveira, 57 anos, que produziu o documentário juntamente com outros sete colegas.

O projeto marca o encerramento da participação do grupo de estudos, após um ano de pesquisa. Para resolver o drama da família da namorada, que adquiriu um determinado aparelho com tecnologia digital e, um mês depois, acabou surpreendida com uma lista de cobranças de itens indesejados e a péssima qualidade na prestação do serviço, o super-heroi procura o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). O órgão, da própria faculdade, presta atendimento jurídico à comunidade nas áreas do consumidor e família. Somente ano já foram realizados aproximadamente cinco mil atendimentos. A estreia do documentário, cuja duração é de 21 minutos, está marcada para o dia 13 de setembro, no salão de atos da faculdade para alunos e convidados. De acordo com Oliveira, o curta deverá ser exibido em toda rede Anhaguera do Brasil.

 

Gostou? Compartilhe