A Universidade Federal Fronteira Sul, campus Passo Fundo, vai realizar ainda nesta semana uma chamada pública para completar as vagas remanescentes do primeiro vestibular de medicina da instituição. Segundo o pró-reitor da instituição, João Alfredo Braida, esta modalidade é diferente da chamada comum de aprovados de vestibular porque serão convocados pelo menos cinco candidatos para cada vaga em aberto. Nesta segunda-feira (9), realizaram a matrícula os candidatos aprovados na segunda chamada da seleção, mas ainda restam cerca de 55% das vagas para completar a turma.
A modalidade de chamada pública é praticada por grande maioria das instituições que utilizam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), inclusive já realizada pela UFFS, já que o intervalo entre a liberação dos classificados do sistema é muito pequeno, o que impossibilita a realização de muitas chamadas de aprovados. No caso de Passo Fundo, Braida explicou que esta modalidade vai agilizar o processo da matrícula porque as aulas do curso de medicina iniciam na próxima segunda-feira (16). “Nós encontramos dificuldade porque os nossos candidatos são do Brasil todo e muitos que foram aprovados aqui também foram aprovados em outros lugares do país. Quanto melhor classificado no nosso processo seletivo também está em outras instituições, então naturalmente alguns acabam optando por outras instituições por razões pessoais e também pela distância da sua cidade”, relatou.
A previsão do pró-reitor, é que a lista com a convocação dos classificados deve ser divulgada ainda nesta terça-feira (10) ou, no máximo, quarta-feira (11) e a data prevista para a matrícula é o dia 16 de setembro. “Os candidatos convocados interessados na vaga deverão estar presentes na sede do campus de Passo Fundo, em horário que ainda será definido, para efetivar a matrícula conforme a ordem de classificação. Aqueles que estiverem presentes e que apresentarem a documentação exigida no edital terão a vaga garantida até completar todas as vagas disponíveis”, explicou. O candidato que não comparecer no momento da chamada perderá o direito à vaga, sendo chamado o candidato subsequente da lista.