Em greve desde o início do mês, os professores da rede estadual têm hoje à tarde, em Porto Alegre, nova assembleia geral. Na ocasião, os professores devem novamente votar pela continuidade ou não da greve. Conforme a diretora do 7º Núcleo do Cpers Sindicato, com sede de Passo Fundo, Norma Machado, em reunião na manhã de ontem (12), os professores da rede que atuam no município e na região decidiram por seguir o que for decido na assembleia.
Já sobre a questão do corte dos pontos, na tarde de quarta-feira (11), o Cpers Sindicato obteve, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, liminar impedindo que o governo proceda qualquer desconto nos vencimentos dos trabalhadores em bem como qualquer outra medida sancionária contra o movimento. Segundo o sindicato, a liminar declara legítimo o direito de greve dos servidores.
Em nota oficial publicada no site da Secretaria Estadual de Educação o governo do Estado afirmou que não se manifestará sobre decisão do Tribunal de Justiça, no que diz respeito ao corte do ponto dos professores. De acordo com a nota, “a prioridade é a garantia da normalidade do ano letivo nas escolas estaduais, com a recuperação das aulas”.
Ainda na tarde dessa quinta-feira o sindicato apresentou uma proposta de Projeto de Lei que institui um sistema de auxílio-alimentação no âmbito da administração direta e das autarquias. Um novo encontro foi agendado para o próximo dia 23, na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, em horário ainda a ser confirmado.