Confiabilidade da cadeia produtiva leiteira em debate

Evento será realizado durante a Agrotecno Leite 2013 que acontece de 25 a 27 deste mês na UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai se reunir durante a sétima edição do evento que acontece de 25 a 27 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF). O requerimento foi proposto pelos deputados federais Alceu Moreira (PMDB/RS), Bohn Gass (PT/RS) e Luis Carlos Heinze (PP/RS). Os deputados alertaram sobre a urgência do encontro em função de acontecimentos no Rio Grande do Sul como a adulteração do leite por parte de transportadores. “Os fatos demonstram a necessidade de discussão da redução dos riscos na qualidade do produto que é levado à mesa de milhões de brasileiros diariamente.”, justifica o deputado Alceu Moreira.

Os deputados lembram ainda que a produção de leite constitui atividade de enorme relevância econômica e social para o Brasil. Os indicadores econômicos mostram que o setor vem crescendo ao longo dos últimos anos em atendimento ao aumento do consumo pela população. No Brasil são hoje cerca de 1,2 milhão de famílias ocupadas na cadeia produtiva do leite, número que é inferior somente ao da Rússia, produzindo mais de 33 bilhões de litros de leite no último ano, conforme levantamento feito pela câmara dos deputados. Os dados comprovam o impacto social do setor tanto para a economia quanto para a sociedade brasileira. A quantidade de leite adquirida pelas indústrias no Brasil foi de 22,34 bilhões de litros e no RS foi de 3,55 bilhões de litros, segundo dados da Emater/RS-Ascar.

Os deputados convocaram para a reunião a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Famurs - Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, Universidade de Passo Fundo, Emater/RS-Ascar – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, o SINDILAT – Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul, Cotrijal, Farsul – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, Fetraf- Sul - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, sindicatos de trabalhadores rurais e os sindicatos rurais da região. O encontro oficial da comissão vai ser realizado no dia 26, às 10h, no auditório do Centro de Eventos da UPF. “Em todas as edições os promotores buscam trazer novidades. Este ano, além da introdução da Agroindústria Familiar, receberemos este importante debate”, disse Ari Rosso, presidente da Agrotecno Leite.

Gostou? Compartilhe