Dias de integração, imersão cultural e estudos históricos e sociais: assim foram os vivenciados por estudantes da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, durante viagem ao Uruguai. Partindo de Passo Fundo em 10 de setembro e retornando no dia 13, cerca de 40 estudantes, acompanhados por educadores, conheceram a capital do país e vizinho e Colônia do Sacramento.
A escolha pelos destinos, segundo o docente de história do segmento, Vanderlan Lima, deu-se pela relevância histórica dos locais para que conteúdos relacionados ao tema do Colonialismo e do Brasil Imperial fossem aprofundados de forma contextualizada. Tanto em Montevidéu quanto em Colônia do Sacramento, a memória do país vizinho como província do Reino Unido de Portugal e Algarves e, posteriormente, do Império do Brasil, assim como da guerra separatista e da Independência do território é latente, por isso o estudante Vitor Barquel salienta o valor do tour para sua formação educacional e cultural.
Além do aspecto histórico, os estudantes também puderam visualizar especificidades geográficas e sociológicas do local, além de experimentar um intercâmbio cultural com o povo e os costumes uruguaios, apurando, desta forma, sua fluência na Língua Espanhola, conforme destaca a estudantes Juliana Pinheiro da Rosa.
A integração entre os estudantes das diversas turmas, nesta oportunidade oferecida pelo Colégio Notre Dame aos educandos que concluem, em 2013, o ensino básico foi, também, fato motivacional para a adesão dos estudantes ao passeio. Ele foi também marcante para os estudantes que já pensam, com nostalgia, na despedida dos colegas e da instituição de ensino, afirma Júlio Dóro. O Colégio Notre Dame, comprometido com o ensino contextualizado e multidisciplinar e com a formação pessoal e humana, promove viagens de estudos anuais para todos os segmentos, desde a 8ª Série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
3ª Série do Ensino Médio Notre Dame faz viagem de estudos ao Uruguai
· 1 min de leitura