Café de chaleira reúne comunidade acadêmica na UPF

A atividade contou com a participação do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, que trouxe até o Campus I a centelha da chama crioula.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As tradições gaúchas foram novamente reverenciadas na Universidade de Passo Fundo (UPF), nesta terça-feira, dia 17 de setembro. O já tradicional café de chaleira, em comemoração à data da Revolução Farroupilha, 20 de setembro, reuniu cerca de 600 professores e colaboradores na Associação dos Funcionários da Fundação UPF. A atividade contou com a participação do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, que trouxe até o Campus I a centelha da chama crioula.

Promovido pela UPF, Associação dos Funcionários da Fundação UPF (AFFUPF) e Associação dos Professores da FUPF (APROFUPF), o café de chaleira teve pratos típicos da cultura gaúcha e atrações musicais e culturais. A centelha da chama crioula foi conduzida a Passo Fundo em cavalgada pelo Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, que percorreu cerca de 300 quilômetros, saindo do município de General Câmara.

Prestigiando o café de chaleira, o reitor José Carlos Carles de Souza saudou os participantes e destacou que lembrar da Revolução Farroupilha é recordar a história e, sobretudo, uma tradição que se mantém viva. Para o professor José Carlos, o momento também é de reflexão. “Precisamos pensar o futuro do Rio Grande do Sul, um estado combalido, com muitas necessidades e com indicadores econômicos e de desenvolvimento que regrediram. Queremos voltar a efetivamente servir de modelo para o resto do país”, argumentou o reitor, reafirmando o propósito da UPF em reverenciar as tradições. Os vice-reitores de Graduação, Neusa Rocha, de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, e Administrativo, Agenor Dias de Meira Júnior também participaram das comemorações, assim como diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de curso.

O comandante da cavalgada, Gilberto de Souza, agradeceu a oportunidade por conduzir a centelha da chama crioula até a UPF pelo quarto ano consecutivo. “O nosso grupo já tem nove cavalgadas oficiais trazendo a chama para a 7ª Região Tradicionalista e quase quatro mil quilômetros a cavalo só na condução da centelha. É um orgulho grande fazer parte desta atividade na UPF, que como o nosso grupo, é da comunidade”, ressaltou, agradecendo os cavaleiros que o acompanharam.

Para o presidente da APROFUPF, professor Edson Acco, é um orgulho ver que o povo gaúcho cultua as suas tradições. Já o presidente da AFFUPF, Delmar Augusto Wilhelm, agradeceu os funcionários dos diferentes setores que se envolveram na organização do evento.

Programação em Passo Fundo
A programação dos Festejos Farroupilha 2013 em Passo Fundo tem como ponto alto, no dia 20/09, o tradicional desfile das cavalarias das entidades tradicionalistas, na Avenida Sete de Setembro, às 9h. Toda a comunidade é convidada a participar.

Gostou? Compartilhe