Uma tarde alegre e diferente foi vivenciada por mais de 30 alunos do 4º ano da Escola Estadual Protásio Alves, nesta terça-feira, 17, no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta. Prendas representantes da 7ª Região Tradicionalista recepcionaram os pequenos num dia para ficar na memória. Entre as atividades promovidas por duas prendas: declamação de poesias, contação de história sobre a origem do gaúcho, além de pinturas, músicas tradicionalistas e interatividade com livros de autores gaúchos, ratificando ainda mais o objetivo do espaço, de promover a leitura.
A oficina que ensinou a fazer a bebida mais popular dos gaúchos - o chimarrão, chamou a atenção dos pequenos como Êmilly Cunha do Prado, 9 anos, que diz ter adorado a atividade. “Aprendi muito mais sobre os costumes gauchescos. A ronda literária nos mostrou os autores do Estado e isso foi importante para nós. Aprender a fazer chimarrão foi muito bom”, disse a aluna, que chegou trajando uma bombachinha feminina e um chapéu crioulo.
A professora Marilda Bonini, acompanhou a atividade e acredita que ela contribuiu para a assimilação do conhecimento dos estudantes sobre a tradição. “Os alunos, em sala de aula, acabam restritos à certos aprendizados, e ter um evento como este, diferente e cheio de atividades os deixa mais animados. Fora da sala eles acabam assimilando mais o que aprendem e o Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta se tornou um espaço privilegiado para isto. Ficamos muito felizes e desejamos que haja ainda muito mais promoções e visitas com contação de histórias que envolvam os alunos. Temos muita expectativa a partir deste espaço que já faz parte de nossa cidade”, disse Marilda. A atividade encerrou com o canto do hino Rio-grandense. A promoção é da Prefeitura com apoio do Instituto Roberto Pirovano Zanatta.