Encontro debate estratégia para piscicultura

Debate promovido pela Emater foi sediado na UPF e teve presença de representantes de municípios da região

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com os objetivos de divulgar as políticas públicas e os programas governamentais para a aquicultura, promover debate sobre as exigências ambientais para a exploração da atividade e definir estratégias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe na região, estiveram reunidos nesta quarta-feira, prefeitos, secretários municipais, lideranças sindicais, técnicos da Emater/RS-Ascar, piscicultores e estudantes, no Seminário de Aquicultura da Região Norte do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no auditório da faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. 

De acordo com o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Gilmar da Silva Coelho, o evento apresenta-se como uma forma de dar o primeiro passo e procurar reduzir o atraso em que o Estado se encontra no setor da pesca e aquicultura, buscando gerar renda, aumentar a produção e produtividade, estruturar a cadeia da produção, beneficiamento e comercialização. 

Para o vice-presidente da Famurs, Sérgio Menegaz, bons projetos de piscicultura vêm sendo feitos pela Emater/RS-/Ascar. “Estamos atentos para canalização de recursos federais e estaduais. Já temos muitos municípios do RS com projetos”, disse. Conforme o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, hoje são cinco mil piscicultores assistidos no Estado. 

Na oportunidade, foram apresentados o Plano Safra Pesca e Aquicultura do MPA e o Programa Estadual de Pesca e Aquicultura da SDR. Conforme a representante da SDR, Camila Vieira da Silva, que apresentou o Programa da SDR, entre os desafios da cadeia produtiva estão a regularização do passivo ambiental, o monitoramento e a fiscalização sanitária, a viabilização das unidades agroindustriais de pescado, a viabilidade econômica da atividade, o aumento de produção e produtividade e a divulgação do pescado.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe