Com a proposta de estimular a discussão acerca das temáticas da sexualidade, família, gênero, educação e saúde, o Plural Coletivo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) promove a segunda edição da Semana da diversidade de Passo Fundo. O evento que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro e é aberto a todos os interessados. Neste ano a temática envolve a ampliação da noção de família tradicional, com o objetivo de ar visibilidade e construir o respeito às mais variadas foram de amar e constituir família. A apresentação da programação e do tema da Semana da Diversidade foi realizada em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (19) na sede do Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo.
Segundo uma das integrantes da coordenação do Plural Coletivo LGBT, Ingra Costa e Silva, as atividades têm como objetivo informar a população em geral sobre a realidade LGBT. “Queremos que as pessoas se informem para que elas possam entender o que é uma pessoa LGBT, como elas passam por preconceito e que gay também tem pai e mãe e pode constituir a sua família”, explicou.
Levar a discussão para as instituições de ensino foi a forma escolhida pelo grupo para envolver todos os segmentos da sociedade. Ingra explicou que as atividades serão realizadas na Universidade de Passo Fundo, na Imed e na Faculdade Ideau, além do Sindicato dos Comerciários. “As discussões foram institucionalizadas para que os acadêmicos participem do debate”, esclareceu. Nas atividades realizadas na IMED, que ocorrem na quinta-feira (30), para participar é necessário realizar a inscrição pelo site da instituição. Todas as palestras são gratuitas e os participantes recebem certificado de participação.
Programação
Uma palestra sobre o direito das famílias abre a programação na quarta-feira (25), às 19h15 no Auditório da Faculdade de Direito da UPF. Na quinta-feira (26) o debate acontece no auditório da IMED. Pela manhã, a partir das 8 horas e a noite, a partir das 19h15, o debate conta com a participação de João Nery, primeiro transhomem operado no país. O assunto será a paternidade e as relações familiares. Na sexta-feira (27), o evento prossegue no auditório da Faculdade Ideau, com programação específica para estudantes do ensino médio pela manhã. À noite, a programação acontece no anfiteatro da Faculdade de Medicina, quando o tema será a saúde. No sábado (28), às 15 horas, acontece oficina de confecção de materiais para a II Parada da Diversidade no Sindicato dos Comerciários e, para encerrar a semana, no domingo, a partir das 13 horas, ocorre a II Parada da Diversidade no Parque da Gare. Mais informações na página www.pluralcoletivolgbt.blogspot.com.br.