O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, recebeu na tarde de quarta-feira (18/09), a visita do engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) Adalberto Jurach. Durante o encontro, o engenheiro supervisor da Unidade Local Vacaria do DNIT apresentou o projeto de modificações que serão executadas na BR-285 no trecho onde estão localizados os principais acessos ao Campus I da UPF. Na oportunidade, o reitor apresentou algumas demandas para melhorar as condições de segurança, principalmente nos acessos secundários ao Campus pela rodovia.
Diariamente, milhares de pessoas acessam o Campus I de carro ou de ônibus, o que resulta em um grande movimento na rodovia. Nos horários de pico, a conversão para entrar no campus acaba ficando demorada e perigosa devido ao grande fluxo de veículos na BR-285. O engenheiro do DNIT apresentou algumas sugestões e se propôs a ajudar no que for preciso para resolver o problema tanto emergencialmente, quanto de forma definitiva. Durante o encontro também foi levantada a possibilidade de criação de novos acessos ao Campus I para dividir a demanda e também facilitar o acesso ao Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio.
Ao final da visita, o reitor da UPF e o engenheiro do DNIT foram até ao acesso secundário, onde devem ser adotadas medidas emergenciais, para que o representante do DNIT pudesse verificar in loco o problema. A visita foi ainda acompanhada do vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, do engenheiro Jorge Antônio Gomes Rossato e do coordenador da Divisão Administrativa da UPF, professor Alcione Becker.