Há pelo menos dois meses e meio o município não tem novos registros de focos do mosquito da dengue. De acordo com dados do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde de Passo Fundo, apenas neste ano foram identificados 58 focos de aedes aegypti, em relação aos 19 identificados durante todo o ano de 2012. Embora a situação tenha sido amenizada, é fundamental que as pessoas mantenham o cuidado e evitem depósitos de água parada nas residências.
Conforme a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Passo Fundo Elonise Márcia Dalpiaz atualmente 30 agentes seguem com o trabalho de visitas às residências. Além disso, as pessoas que identificarem depósitos de água parada com larvas ou mesmo mosquitos parecidos com o da dengue podem fazer o recolhimento do material e encaminhar ao Núcleo para verificação. Informações também podem ser conseguidas pelo telefone 3046-0073.
Dicas
Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada. Se houver alguma rachadura, troque a caixa
Remova folhas das calhas, bem como tudo que possa impedir a água de correr
Não deixe água acumular em lajes e varandas
Lave com água e sabão locais de acumulação de água, como cisternas e piscinas
Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.
Jogue fora os pratinhos sob os vasos de planta
Não acumule pneus em casa.Acondicione bem o lixo de casa, especialmente garrafas e latinhas, e mantenha a lixeira fechada