Passo Fundo alcançou boa parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mas o desafio é terminar com a desigualdade social até 2015
Passo Fundo e 20 municípios que compõe o Corede Produção integraram nesta terça-feira (24) a Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estratégia do governo federal para que os municípios brasileiros alcancem as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas – ONU para a redução da desigualdade social em todo o planeta. O Seminário, promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República aconteceu no auditório do Centro de Eventos da UPF, com a presença de gestores municipais, entidades e representantes do governo federal e estadual.
Segundo o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen, o Brasil, que faz parte do grupo de 191 países que firmaram o pacto em 2000, está conseguindo cumprir e superar a maioria das Metas do Milênio. “Em 2010, já com grandes avanços, a estratégia mudou para não somente atingir as metas, mas terminar totalmente com a miséria no país, integrando os municípios para atingir este desafio”, explicou. Neste sentido, o governo federal está recomendando que os municípios criem uma agenda local para debater os principais problemas, o planejamento de ações para enfrentá-los e a efetivação das práticas são aconselháveis para melhorar os indicadores e alcançar as metas. “Para erradicar é preciso chegar a cada bolsão, fazendo uma busca ativa das famílias em situação de miséria e a forma para fazer isso é ajudar o poder público nas ações, fiscalizando, apoiando projetos sociais, mobilizando lideranças e apontando caminhos a serem perseguidos para que cada município ofereça melhores condições de vida aos seus moradores”, explicou.
Vermohlen destaca os avanços já alcançados por Passo Fundo, mas que existem importantes desafios a serem vencidos. “Assim como em Passo Fundo os avanços foram muitos, em uma cidade visinha a situação pode ser extremamente diferente. Por isso é que as ações precisam ser promovidas de dentro dos municípios, onde o cidadão precisa de atendimento médico, leva as crianças à escola e procura o atendimento de todas as suas necessidades básicas”, explicou. Para atingir estas metas, o governo federal incentiva e aproxima os municípios a utilizarem os programas federais como estratégia para alcançar as oito metas dos ODM, como acabar com a fome, universalizar o ensino e a educação, promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, diminuir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a AIDS, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental. “Cada prefeito terá o contato com o coordenador nacional de cada programa, facilitando a solução dos problemas”, relata.
Municípios mobilizados para atingir os Objetivos do Milênio
· 2 min de leitura