Passo Fundo, conhecido como município berço das águas, com nascentes formadoras de cinco bacias hidrográficas, foi escolhido para sediar a XX Semana Interamericana da Água e XIII Semana Estadual da Água 2013. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) e conta com a parceria de centenas de instituições governamentais das três esferas e organizações sociais de diversos segmentos. O evento é uma das maiores mobilizações da sociedade em defesa dos recursos hídricos.
Esta edição celebra os 20 anos de mobilização e conscientização sobre a importância de preservar a água. As atividades envolvem todos os municípios gaúchos. No ano passado, a Semana mobilizou cerca de 800 entidades em mais de 1.400 atividades realizadas em todo o Estado.
Um dos motivos de Passo Fundo ser indicado para sediar a abertura da Semana Interamericana é a sua importância na questão dos recursos hídricos. De acordo com o integrante da Agenda 21, Carlos Eduardo Sander, o município contribui com cinco bacias hidrográficas do Estado. No distrito de Povinho Velho estão as nascentes formadoras das bacias do Rio Passo Fundo, Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava, Várzea e Taquari-Antas. Uma riqueza que gera uma imensa responsabilidade. “Somos responsáveis por abastecer 60% dos municípios do Rio Grande do Sul. Passo Fundo tem uma responsabilidade e a comunidade gaúcha entende que o município tem que ser um guardião desta riqueza”, disse Sander.
O tema do evento é: “Cuidar do arroio é proteger a água”. O objetivo é salientar a preservação dos arroios, também chamados de sangas, riachos e córregos, que são corpos d’água que geralmente estão muito próximos das comunidades e formam os grandes mananciais. “Todo o curso d’água tem sua origem nos arroios, olhos d’água. Os córregos estão próximos às casas e contribuem para manter a água dos grandes mananciais. É importante manter os arroios limpos, evitar construções perto deles, proteger com cobertura ciliar”, destacou o integrante da Agenda 21.
Conforme o gerente da Corsan, Flávio Perin, outro fator que contribuiu para a indicação de Passo Fundo é o projeto “Corsan nos Bairros”, desenvolvido nas escolas pela Corsan e entidades parceiras, através de ações voltadas para a educação socioambiental.
Será realizada uma série de atividades em Passo Fundo durante a Semana Interamericana da Água. No dia 5 de outubro, ocorrerá a abertura oficial e diversas atividades nas margens do Rio Passo Fundo, junto a Câmara de Vereadores, na rua Travessa Poder Legislativo. Entre as ações desenvolvidas neste dia está o plantio de uma muda de árvore símbolo do evento, exposições de trabalhos de preservação da água de entidades e também a Estação das Águas da Corsan, direcionado às crianças e adolescentes com brinquedos, brincadeiras, jogos e ações de preservação dos recursos naturais.
Semana da Água destaca a importância da gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos, em prol do seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações
Sobre a Semana
No Brasil, a Semana Interamericana da Água foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul, inspirada no Dia Interamericano da Água, criado pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cuba, 1992).
Após a primeira celebração do Dia Interamericano da Água, a Abes-RS considerou o período curto demais pela importância e abrangência do tema, propondo então a instituição da Semana Interamericana da Água, que é promovida todos os anos, tendo como referência o primeiro sábado de outubro. A cada ano, se produzem mais atividades, promovidas por instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento, escolas, clubes de serviços, organizações não governamentais, comitês de bacia e por outras entidades sensíveis à importância da água como elemento potencializador do desenvolvimento econômico e social.
Entidades participantes:
Corsan, Agenda 21, Assembleia Permanente de Proteção Ambiental (APPA), Batalhão Ambiental, Projeto Transformação, Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, UPF, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Codepas, Sindiágua, Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Alto Jacuí (Coaju) e do Rio Passo Fundo (CBHPF) e Prefeitura de Passo Fundo.
Programação:
5 de outubro
09h – Esquetes (sketch) – 04 elementos
09h30 – Banda Cecy Leite Costa
10h30 – Lançamento do Caderno Goio En – Saneamento pela Vida
11h – Abertura – Ato Solene
11h45 – Plantio de muda símbolo
13h30 às 16h – Estação das Águas (crianças/adolescentes) e exposição das atividades e oficinas dos parceiros
Exposições:
- Trabalho Socioambiental da Corsan – TSA
- Vigilância Sanitária: cuidados com a água/prevenção de dengue
- Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP – Projeto Navegar
- Sala Futura/Agenda 21
- Associação Beneficente Ensine a Pescar – ABEP
- Batalhão Ambiental
- Secretaria do Meio Ambiente – SMAM
- 7ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação
- 6º CRS – Coordenadoria Regional de Saúde
Atividades paralelas:
- Pintura do muro da Escola Eulina Braga
- Dicas Gesp