Dia do Idoso: abandono está entre as principais queixas

Demandas que mais levam os idosos e seus familiares a procurar atendimento no Balcão do Idoso são o impedimento ao acesso a serviços como saúde, habitação e transporte

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Garantir o acesso à rede de atendimento é a principal tarefa do Balcão do Idoso. Único nesses moldes no país, o Balcão atendeu no passado 157 idosos ou familiares que buscavam o acesso aos seus direitos. Do total de atendimentos, 42,5% eram casos em que encontraram dificuldade ou impedimento de acesso aos serviços garantidos através do Estatuto do Idoso. Outros 22% foram a respeito de situações de abandono, negligência ou auto-negligência de idosos. Foram analisados e encaminhados também atendimentos de violência física ou psicológica, correspondendo a 7,5% da procura e outros 5% foram categorizados como abuso financeiro.

Mantido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o Balcão do Idoso é uma das portas de acesso à rede de proteção. “Temos por objetivo oportunizar à população idosa e seus familiares um espaço onde tenham acesso à rede de atendimento ao idoso, de forma que se possa ofertar à população um espaço físico que receba as demandas que são referentes à situação de vulnerabilidade”, explica a coordenadora do serviço, Denize Cornélio da Luz, doutora em Envelhecimento Humano e professora da UPF.

As demandas que chegam até o serviço são, segundo Denize, as mais amplas possíveis, mas todas elas têm como ponto de partida as políticas preconizadas no Estatuto. “Em geral as pessoas que procuram o nosso serviço são as que não estão tendo esses direitos garantidos”, completa. Na primeira vez que procuram o Balcão os idosos recebem o que se chama de atendimento inicial, depois são realizados os encaminhamentos e ainda o acompanhamento da situação. “Dificilmente o idoso vem uma única vez, porque a gente acaba virando uma referência e ele acaba retornando seja para ver qual o desdobramento que o caso está tendo, como em qualquer outra demanda que ele tenha”, destaca a coordenadora.

Como o Balcão faz parte da rede de proteção, que inclui ainda a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Ministério Público e Universidade de Passo Fundo, a ideia é sempre fazer com que o fluxo da resolução da demanda ocorra da melhor forma possível. Da mesma forma, todos os atendimentos realizados são informados aos parceiros, para que não aconteça a duplicidade de atendimento.

 

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