Mostra de Extensão divulga projetos e promove reflexão

Atividades seguem até a quinta-feira, 03, com mais de 140 trabalhos inscritos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os projetos de extensão são fundamentais para que a Universidade de Passo Fundo (UPF) possa cumprir o seu papel de instituição comunitária. Importantes para a comunidade que recebe as atividades, eles também são fundamentais para a formação dos acadêmicos. Socializar, discutir e refletir sobre essas iniciativas também é uma forma de aprimorá-las. Este é um dos objetivos da VII Mostra de Extensão realizada pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Vreac) da UPF, que reúne mais de 300 professores e acadêmicos extensionistas que discutirão em torno de 140 resumos de projetos de extensão. A programação se iniciou na noite de segunda-feira e se estende até a quinta-feira (03/10).

O evento envolve as diferentes áreas do conhecimento em momentos que oportunizam o debate e a socialização das atividades de extensão. Conforme a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin, além de apresentar os projetos, a Mostra tem como objetivo discutir e aprofundar a extensão universitária nas diversas áreas. “Optamos por um modelo que possibilite a reflexão e o aprofundamento a fim de pensar alternativas e formas de desenvolver ações que façam a diferença para a formação dos acadêmicos e para as comunidades”, enfatizou.

Os participantes também receberam o Plano de Formação Extensionista da UPF, que prevê todo o processo de qualificação das ações. “Entendemos a necessidade de estudarmos, aprofundarmos e desenvolvermos um processo de educação permanente em que um aprende com o outro”, completou Bernadete. A Mostra acontece ainda paralelamente à abertura do edital de renovação e inscrição de novos projetos de extensão para o ano de 2014. O edital pode ser conferido no site da UPF – ww.upf.br – no link Editais.

O professor Marcio Tasquetto foi o debatedor da primeira noite de atividades que teve como temáticas Direitos Humanos e Justiça e Cultura e Comunicação. Cada projeto inscrito teve cinco minutos para ser apresentado para posteriormente haver a discussão com os representantes das áreas na UPF. Durante a fala inicial o professor destacou que a Mostra oferece a possibilidade de conhecer os trabalhos e discutir de que forma é possível criar interfaces entre as iniciativas já existentes.

Seminário
Os relatos-síntese de cada área temática serão objeto de apresentação/discussão no Seminário Integrador de Extensão, a ser realizado no dia 09 de outubro, no Centro de Eventos.

Gostou? Compartilhe