O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o ministério lançou uma campanha de conscientização sobre o tema, como contribuição para as ações do Outubro Rosa.
Câncer de mama
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
Detecção precoce
Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.
Programação organizada em Tapejara
Mais de 100 pessoas participaram da Caminhada Rosa Brilhante, primeira atividade da programação do Outubro Rosa realizada em Tapejara. Nesta sexta-feira, 4, de manhã e à tarde acontece a palestra “Um olhar especial sobre a violência contra crianças e adolescentes” no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, com Karine C. Bona e Laura Bordignon. A programação segue com diversas atividades durante o todo o mês.
Notre Dame engajado na mobilização
Entre os dias 15 e 19, ações informativas e culturais promovidas pelo Notre Dame, abertas ao público, vão alertar sobre a prevenção, a detecção e o tratamento da doença. Além disso, as fachadas das edificações Notre Dame serão iluminadas na cor rosa.
Nos locais dos eventos serão vendidas camisetas do Outubro Rosa, a R$ 20. O valor integral arrecadado será repassado à Liga Feminina de Combate ao Câncer.
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