Diversos disparos foram ouvidos no início da tarde de hoje (3) em um edifício anexo ao Congresso dos Estados Unidos, em Washington, forçando o encerramento temporário das atividades do Capitólio, onde se situam as duas Câmaras do Parlamento norte-americano. Segundo informações de autoridades norte-americanas, o Capitólio foi reaberto minutos depois.
Imagens difundidas pelas cadeias de televisão norte-americanas mostram diversas viaturas da polícia e dezenas de agentes nos arredores do Congresso. Uma rua adjacente ao prédio do Capitólio está fechada ao tráfego por barricadas da polícia.
A Polícia do Congresso dos Estados Unidos informou que o prédio foi isolado por razões de segurança. As autoridades de segurança informaram que um policial foi ferido.
A chefe da bancada democrata na Câmara, Nancy Pelosi, disse que todos parlamentares e funcionários foram obrigados a ficar no interior do Capitólio, enquanto a polícia faz o patrulhamento da área externa. As pessoas que estavam do lado de fora do edifício foram levadas para dentro.
Nas páginas da Polícia Federal (FBI) e do Serviço Secreto norte-americanos na internet, há um aviso de que, por causa do interrompimento do financiamento do governo – devido ao impasse para a aprovação do Orçamento no Congresso nos últimos dias –, as informações não serão atualizadas rotineiramente, exceto em casos de proteção da vida e de propriedade.
*Com informações da Agência Lusa, da Telam e da Itar-Tass