Abertura da 2ª Mostra Cultural Mais Educação envolve alunos de Passo Fundo

Na região da 7ª CRE são 43 escolas, de 15 cidades, que desenvolvem oficinas socioeducativas no contraturno das aulas regulares

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dança, pintura, música, jogos e cultura popular marcaram a abertura da 2ª Mostra Cultural Mais Educação, que aconteceu na manhã de terça-feira (8). O evento, que é promovido pela 7ª Coordenação Regional de Educação (CRE), ocorreu no ginásio do Colégio Estadual Fagundes dos Reis com a participação dos alunos que participam do programa Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Castelo, Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves e Escola Estadual Fagundes dos Reis.

A 2ª Mostra Cultural Mais Educação busca socializar os trabalhos desenvolvidos nas escolas, através das oficinas que o programa oferece. Na região da 7ª CRE são 43 escolas, de 15 cidades, que desenvolvem oficinas socioeducativas agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O Mais Educação objetiva a ampliação da jornada escolar e a organização curricular de forma integral.  

Na exposição, foram agrupadas as oficinas de dança, capoeira, educação patrimonial, letramento, redes sociais, pintura e meio ambiente. As oficinas mostraram as interações interdisciplinares entre os alunos de diferentes escolas. “Em sala de aula utilizamos a cultura do reaproveitamento para trabalhar a coordenação motora e as artes por meio de pinturas, colagens e cerâmica. Introduzindo nesse processo informações sobre sustentabilidade e poluição”, declarou a monitora Maria Tereza Flores, responsável pelas aulas de Meio Ambiente para 60 alunos da series iniciais da Escola Protásio Alves.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. E em todas as manhãs os 110 alunos que participam do programa no Colégio Fagundes dos Reis utilizam, desde 2012, um trabalho de aprendizado contínuo. “Percebemos evoluções em nossos alunos que participam das oficinas com a concentração e aprendizagem ampliada, pois eles almoçam na escola e até o início das aulas da tarde os oficineiros ficam a disposição para aproveitar esse intervalo propiciando conhecimento”, disse a coordenadora do Mais Educação no colégio, Laira de Castro.

Turno integral
A educação integral está presente na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, e o programa Mais Educação visa a integralização dos diversos tempos e espaços das vivências dos alunos, incluindo a formação pedagógica para além das fronteiras da escola. A formação desse currículo quer multiplicar os saberes e vivenciar processos emancipatórios aos estudantes. Caso do aluno Renan de Oliveira Costa, 9 anos, que entre flores, rostos e paisagens em preto e branco, resolveu expor seus desenhos feitos na hora para os curiosos que se aproximavam. “Sempre gostei de desenhar e hoje resolvi mostrar o que eu faço para os meus colegas”, falou Renan rodeado por estudantes que aguardavam para servir de modelo ao pequeno desenhista. Apesar de não fazer parte das oficinas, o dom de desenhar fez com que Renan se motivasse a participar da mostra.  “O Mais Educação desenvolve uma interação global e quer promover o reconhecimento dos potenciais individuais, como o caso do Renan, mas numa visão coletiva de desenvolvimento e aprendizagem”, afirmou a coordenadora do Mais Educação da 7ª CRE, Maria Luiza Wagner.

Mostra
A 2ª Mostra Cultural Mais Educação irá mobilizar 18 escolas estaduais e municipais, em parceria com Secretaria Municpal de Educação de Passo Fundo, e atingirá aproximadamente 500 alunos. Na região da 7ª CRE a mostra irá se prolongar até o dia 10, com exposições de trabalhos nas cidades de Marau, Camargo, Gentil, Vila Maria, Casca, Gramado dos Loureiros e Santa Cecília do Sul.

Gostou? Compartilhe