Evento traz culturas do mundo para Passo Fundo

Global Village realizado pela AIESEC nessa terça-feira (8), trouxe intercambistas para falar sobre cultura e internacionalismo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conhecer a cultura de outros lugares é uma experiência no mínimo enriquecedora. Mas, nem sempre é possível fazer as malas e viajar pelo mundo atrás dessas experiências. Com o objetivo de estreitar a relação entre os países, a AIESEC realizou, nessa terça-feira, um Global Village na Faculdade Imed. Segundo o membro do time de vendas de intercâmbios para estudantes da AIESEC, Alex Henrique Ost, “o Global Village é um evento realizado para que os intercambistas que estão aqui em Passo Fundo possam compartilhar as suas experiências e a cultura do seu país”. 

Uma das participantes foi Ana Maria Restrepo, 24 anos, uma colombiana que chegou em Passo Fundo em setembro para trabalhar no Yázigi. “Eu gosto muito da diversidade do meu país, porque a Colômbia tem regiões muito distintas. Por exemplo, na Costa, as pessoas são muito divertidas, folclóricas. Já os que vivem no interior do país são mais tímidos, mais fechados”. Para ela, a experiência aqui no Brasil está sendo muito boa. “Eu estou gostando muito daqui, porque eu morava em Bogotá, que é um grande centro, e esta é uma cidade pequena, tranquila”, diz.

Não foram apenas estrangeiros que se fizeram presentes, estudantes aqui de Passo Fundo, que foram para outros países, também tiveram a oportunidade de compartilhar o que aprenderam. Bruno Argenton, 25 anos, acadêmico de engenharia elétrica da UPF, viajou no início desse ano para a Guatemala. “Trabalhei numa empresa que se dedica a eletrificação solar e foi uma experiência muito boa pra mim”. Assim como Ana Maria, o que mais chamou a atenção de Bruno foram as diferenças culturais dentro do país. “O que mais me surpreendeu é que praticamente metade da população é indígena. Então, existem dois lados, a cidade, que é bem desenvolvida, e uma parte onde as pessoas vivem mais isoladas, com necessidades mais básicas”, conta ele.
O evento teve início às 18h30 e encerrou às 22h. Além de conhecer os intercambistas, os alunos da Imed puderam saber mais sobre os programas de intercâmbio da AIESEC.

Para a visitante da feira, Jéssica Crsitina Gandolfi, acadêmica do curso de psicologia, “conhecer outras culturas muda toda a nossa visão, nós aprendemos muito com isso”. Na próxima semana, a Faculdade Imed vai receber mais um evento sobre o tema. O 5 em 50 é um tal show, onde 5 intercambistas dispõem de 10 minutos cada um para falar sobre suas experiências de intercâmbio. A programação inicia às 18h30, no auditório central da Imed. Não é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pela página: facebook.com/aiesecpassofundo.

 

 

Gostou? Compartilhe