A conservação dos recursos hídricos é uma das preocupações mais urgentes de solução pela sociedade. Preocupada com essa realidade, a acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos, Laisa Girardeli, junto com o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Marcos Bonamigo, propuseram uma pesquisa intitulada Ultrafiltração para pós-tratamento de efluentes de estação de tratamento de esgoto para reuso doméstico não potável. A pesquisa, orientada pelo professor Vandré Brião, foi a vencedora do Prêmio Destaque Impacto Social, ofertado durante a XXIII Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O estudo avaliou etapas complementares para tornar a água tratada da Estação de tratamento de efluentes (ETE) da UPF passível de ser reutilizada. O método utilizado foi o de ultrafiltração, que se adapta ao pós-tratamento de efluentes por ser um processo físico de separação de fácil operação e não exige o uso de produtos químicos, complementando o tratamento realizado pelos processos biológicos e produzindo efluentes com qualidade.
Os resultados do trabalho mostraram que após passar pelo pós-tratamento, a água teve a turbidez removida. A análise bacteriológica apresentou uma redução aproximada de 100%, o que comprovou que o processo é eficaz na desinfecção. Os resultados permitem afirmar que a água que recebeu o pós-tratamento por ultrafiltração pode ser utilizada para o reuso doméstico não potável.
De acordo com o orientador do trabalho, professor Vandre Brião, cerca de 18% a 30% do consumo de água nas residências é para uso não potável em descargas de bacias sanitárias, e utiliza-se água potável para esse fim. “A nossa proposta busca readequar a qualidade do esgoto tratado para essa destinação. Com isso, economiza-se água de boa qualidade para destinos mais nobres, como por exemplo, beber”, argumenta. Segundo ele, o tipo de tratamento proposto pela aluna poderia ser uma alternativa para a redução de consumo de água para condomínios e pequenos centros urbanos que possuam estações de tratamento de efluentes.
Jurados
A escolha do trabalho vencedor do Prêmio Impacto Social da Mostra de Iniciação Científica da UPF (MIC) foi feita por um corpo de jurados que contou com representantes da imprensa, entidades e da comunidade.