Plano de saneamento básico em fase de elaboração

O trabalho visa levantar os problemas e apresentar possíveis soluções para área de saneamento pensando nos próximos 20 anos, com previsão de atualizações a cada quatro anos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde o mês de julho, a UPF, contratada pela Prefeitura de Passo Fundo para elaborar em parceria com a administração municipal o Plano de Saneamento Básico do município, trabalha no diagnóstico das necessidades da cidade para a elaboração do plano. A intenção é qualificar e tornar universal o acesso ao saneamento básico. O trabalho visa levantar os problemas e apresentar possíveis soluções para área de saneamento pensando nos próximos 20 anos, com previsão de atualizações a cada quatro anos.

O plano inclui o abastecimento de água potável, o manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais. A elaboração do plano está sendo acompanhada desde o início por um comitê executivo e pela comunidade, já que o saneamento básico influencia diretamente na qualidade de vida da população. Durante este período, foram coletados dados sobre a realidade municipal, elaborados materiais de apoio, realizadas reuniões nas área urbana e rural e audiências públicas para tratar do tema.

A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, explica que uma lei federal obriga os municípios de maior porte a terem um plano de saneamento básico até o final deste ano. “A Prefeitura, preocupada em cumprir a exigência da legislação, vinculada inclusive à liberação de recursos federais para outros projetos e convênios, contratou a Universidade para desenvolver o Plano, dando todo suporte necessário”, destacou. A Universidade de Passo Fundo tem prazo de até um ano para entrega do plano.

Gostou? Compartilhe