A reestruturação do Ensino Médio em debate

Tema foi escolhido para discussão do Encontro Inter-regional do Ensino Médio Politécnico

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Os 53 municípios que fazem parte da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da 39ª CRE participaram, nesta quarta-feira, do Encontro Inter-regional do Ensino Médio Politécnico. A atividade, que ocorreu no IFSUL, mobilizou 300 participantes, entre coordenadores pedagógicos e professores, para debater e avaliar as mudanças trazidas pelo politécnico e para socializar ações pedagógicas.

Para simbolizar a mudança de perspectiva do Ensino Médio os participantes receberam caleidoscópios, a intenção era instigar os professores a exercitar um novo modo de ver. “Essa fonte de inspiração serve para que possamos introduzir na escola a lógica da vida. Os desafios do politécnico estão ligados aos múltiplos olhares sobre o mundo. Se não mudarmos o olhar não mudaremos a metodologia, nem as avaliações, não vou mexer com os alunos e não exercito a aprendizagem”, afirmou a coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silvestrin.

O Ensino Médio Politécnico começou a ser introduzido na rede estadual de ensino em 2012, a ação busca aproximar o ensino ministrado nas escolas da realidade vivida pelos estudantes e diminuir índices de reprovação e abandono da rede. É o Ensino Médio que vinculado a realidade social e ao desenvolvimento científico-tecnológico que integra as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Na prática, o estudante tem, além das aulas dos componentes curriculares do Ensino Médio, o desenvolvimento de projetos com atividades práticas e vivências relacionadas com o seu cotidiano e com o mundo do trabalho. E como exemplo a Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV) realizou no encontro a exposição de boas práticas desenvolvidas em dois anos de atuação do politécnico na escola. Para introduzir o relato, alunos fizeram leituras de poemas que intermediaram as descobertas de um novo modo de aprendizagem. Textos de diferentes autores, ditos por alunos que resignificaram a disciplina de literatura, dialogando com a história, geografia e português.

A escola que conta com 1.430 alunos possuiu 9 turmas de Politécnico, totalizando 293 estudantes, destacou os seminários integrados e projetos como: curtas-metragens sobre a Literatura Brasileira, estudo sobre profissões, sexualidade e as mudanças arquitetônicas em Passo Fundo. “Estamos trilhando um caminho muito difícil, mas acreditamos que essa é a via correta para ser seguida. Os horizontes dos alunos estão se ampliando, conforme o conhecimento vai derrubando as paredes das salas de aula e trazendo o cotidiano de cada um”, ressaltou o professor Laércio Fernandes. A escola finalizou sua apresentação com o projeto Evolução da Moda, onde estudantes trabalharam de forma interdisciplinar, e com o apoio do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF), a história e a arte correlacionada em cada década.

O Encontro Inter-regional do Politécnico ainda teve a participação da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, do município de Barra Funda, e também uma palestra ministrada pelos assessores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vera Maria Ferreira e Elmar Soero.

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