"Toda minha família está no hospital"

A frase é de um familiar das vítimas do trágico acidente no último domingo, que se emociona ao contar sobre a situação em que está passando

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a voz embargada, Diego Souza da Silva, de 27 anos, falou, na manhã de ontem, a respeito de sua angústia. Ele é familiar de três vítimas do grave acidente que ocorreu no último domingo (03), em Passo Fundo, com um ônibus de excursão ao Paraguai, que deixou 31 pessoas feridas e tirou a vida de outros quatro passageiros. “Toda minha família estava no ônibus”, se emociona.

Silva conta sobre os momentos de aflição que passou no domingo, quando ficou sabendo que o pai, Paulo da Silva, de 53 anos, a mãe, Zaida de Souza, de 50, e a irmã caçula, Rafaela Silva, de 19 anos, estavam feridos e na emergência de um hospital há quase 300 km de onde moram. “Meu telefone tocou e era uma enfermeira, me dizendo que a minha mãe tinha sofrido um acidente e que estava no hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo”, relata.
Preocupado, discou o número do hospital e tentou obter maiores informações, porém não conseguiu respostas, já que estavam proibidos de noticiar detalhes. “No mesmo dia saí de Canela-RS, onde resido, e vim pra cá, para saber o que havia acontecido, como eles estavam, mas somente hoje (5) consegui saber sobre o estado real de saúde deles”, conta.

Inquieto e atormentado – e não poderia ser diferente – procurou contato com médicos, e conhecidos da família, da cidade onde reside, a respeito do hospital e do atendimento nele realizado. Os profissionais, portanto, tranquilizaram o filho e irmão das vítimas a respeito da sua preocupação.
Na manhã de ontem entendeu por que o estado da irmã era grave. “Ela teve algumas lesões cerebrais, traumas no quadril, nas costelas e nos dois pulmões e quebrou um braço”, silencia e acrescenta: “Está bem difícil de segurar as pontas” comove-se. Ao lado, a namorada de Silva concorda, com os olhos cheios de lágrimas.


Silva conta que ele e a namorada não voltarão para Canela-RS, sem a família e, enquanto esperam a recuperação, procuram rezar por eles. “Não tem muito o que fazer, a não ser rezar”, desabafa.

Condolência
O único da família que não viajou para o Paraguai, somente porque estava trabalhando, pois sempre acompanhava os familiares, procura consolo nas histórias que parentes das outras vítimas contam. Os outros, que sofrem com a mesma dor, fazem o mesmo. “Ontem falamos com o homem que perdeu o filho neste acidente e que fica aqui, acompanhando o estado de saúde da mulher, grávida”, enternece. A compaixão entre eles, apesar de não diminuir o sofrimento individual, serve como consolo.

HSVP agradece equipes pelo atendimento
A saúde depende de diversos fatores para atingir o propósito de salvar vidas, no entanto, as pessoas são as grandes responsáveis pelo êxito de alcançar este objetivo. Neste domingo, 3 de novembro, os profissionais que atuam em diferentes áreas do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, foram acionados para atender 23 vítimas do acidente de ônibus que seguia para Nova Prata. Diante do desafio de atender tantos pacientes ao mesmo tempo, um grupo de mais de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da área de diagnóstico, assistente social, guardas, secretárias, serviços de apoio, uniram forças e de forma organizada, realizaram um atendimento ágil e eficaz para aquele cenário.
A direção do HSVP agradece todos os profissionais que se envolveram no atendimento e aqueles que vieram para a Emergência atender os pacientes acidentados. Agradece o gesto daqueles que ligaram de suas casas e se prontificaram a trabalhar no atendimento às vítimas.
A todos estes profissionais as nossas homenagens e o nosso muito obrigado.

Confira o boletim médico do HSVP, atualizado às 17h20 de terça-feira:

Pacientes que receberam alta hospitalar até o momento:
- Lais Bressiani
- Gabriela Vieira
- Marta Borges Vieira
- Gregori Ribeiro
- Maristela Duz
- Fernando Capelari
- Vagner Barea
- Vagner Bernardi
- Gilmara Rigon
- Rafaela Vargas

Estáveis:
03 pacientes seguem em observação na Emergência.
- Maria Silva
- Zaida Souza
- Rafaela Silva

Paciente que está na Recuperação pós-anestésico:
- Paulo da Silva – estável 

Pacientes em unidade de internação:
- André Giareta – estável
- Eveline Giareta – estável
- Samuel Longhi – estável

Internados no CTI:
- Katia Farina - grave
- Sidnei Mioranza - grave
- Sérgio Bissani – estável

Confira o boletim médico do HC, atualizado às 17h30 de terça-feira:

Internados na UTI:
- Marlova Dartora - gravíssimo
- Iara Machado - grave

Internados - estado regular:
- Franciele Zanon
- Tatiane Loch

Gostou? Compartilhe