Integrantes do projeto de extensão Sorriso Voluntário da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram de uma atividade de aprimoramento com os palhaços do grupo Drs. Só Riso, de Santa Cruz do Sul. No dia 1º de novembro, os integrantes do projeto, juntamente com a coordenadora Cristiane Barelli, tiveram a oportunidade de refinar sua técnica como palhaços voluntários em uma oficina.
Desde abril de 2013, o grupo Sorriso Voluntário, que é formado por alunos de vários cursos da UPF, tenta amenizar a dor dos pacientes do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, através da terapia do riso, do carinho e da atenção. Na ocasião, eles aprenderam com os Drs. Só Riso, composto pelos palhaços Kico, Batatinha e Joãozinho, novas maneiras de alegrar e de sentir.
A oficina teve o objetivo de deixar os palhaços amadores mais instrumentalizados. Os integrantes do projeto vivenciaram diversas técnicas de palhaçada, desde o processo de caracterização e maquiagem, até técnicas de malabarismos, expressão corporal, numeritos e teatro. Além disso, os presentes trocaram experiências, o que proporcionou o crescimento individual e coletivo. Lições técnicas, de gratidão e de solidariedade, fruto do trabalho voluntário, demonstraram o quanto a interação entre os grupos pode acrescentar para os seus componentes e pacientes.
A aprovação dos participantes quanto à iniciativa realizada foi unânime. “Todos se esforçaram para aprender e também ensinar. A oficina proporcionou muita diversão para cada um de nós. Todo o cansaço da semana sumiu!”, relata Mariana Galupo, acadêmica do primeiro semestre do curso de Medicina e extensionista do projeto.
Oficina de palhaçaria para os integrantes do Sorriso Voluntário
· 1 min de leitura