Cáritas celebra a Semana da Solidariedade

Atividades encerram hoje (12)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em sintonia com a Cáritas Brasileira, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo está celebrando desde o dia 05 de novembro, a Semana da Solidariedade. A atividade, que será realizada até hoje, dia 12, busca a cada ano trabalhar um tema diferente, que provoque a percepção da situação social, gerando ações de transformação através da participação cidadã.

A Semana, que ocorre no período em que a Cáritas Nacional celebra seu aniversário (57º em 2013), este ano tem como tema “Solidariedade e Justiça Social” e quer chamar atenção da sociedade para a naturalização das desigualdades em nosso país, que geram fome e pobreza.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é a sexta economia mais rica do mundo, mas 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo. Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos ainda detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.

Tendo como base esse cenário a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo trabalhará a temática através de duas atividades. Nesta terça-feira, 12 de novembro, às 14:00, os agentes da entidade realizarão uma caminhada até o Santuário Nossa Senhora Aparecida e participarão da celebração da Missa na intenção da Semana da Solidariedade, juntamente com os peregrinos de Nossa Senhora Aparecida. Já nos dias 12 a 14, das 10:00 às 14:00, na Galeria da Solidariedade, será realizada uma exposição de grupos de Economia Popular Solidária.

Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da entidade, explica “A Semana de Solidariedade é uma forma de levantar e concretizar formas para superação das desigualdades sociais e a busca de espaços de construção de alternativas de desenvolvimento solidário e sustentáveis, que venha responder às necessidades de promoção do ser humano de forma integral. E isso só vai acontecer se as pessoas se unirem e forem solidárias, envolvendo-se no cuidado consigo e com os outros”.

Gostou? Compartilhe