UPF busca ampliação das relações internacionais

A UPF mantém atualmente 48 convênios com instituições estrangeiras, que possibilitam intercâmbio acadêmico tanto de professores quanto de alunos em 15 países

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, realiza neste mês de novembro uma viagem para a Europa, onde cumprirá extensa agenda de compromissos. A viagem tem a intenção de, além de divulgar a UPF, estreitar laços para futuros acordos de cooperação nas áreas da graduação, da pesquisa, e da pós-graduação com instituições espanholas e portuguesas.


O roteiro inicia nesta terça-feira (12), pela Universidade de Lisboa. Serão visitadas ainda a Universidade do Algarve, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto e a Universidade Trás-os-Montes, de Portugal, e a Universidade de León e a Universidade de Salamanca, na Espanha. Em León, o professor José Carlos deve assinar acordo de pesquisa científica na área de vacinas com a Universidade de León, que conta também com parceria da instituição canadense Universidade de Calgary.

A UPF já mantém parceria com as universidades de Calgary e León por meio de estudos desenvolvidos pelo pesquisador Rafael Frandoloso, professor do Mestrado em Bioexperimentação, do curso de Medicina Veterinária da UPF e atual coordenador da Divisão de Pesquisa da UPF.

Na Espanha, o reitor fará uma visita estratégica ao Laboratório Syva, maior laboratório de vacinas e fármacos veterinários da Espanha, com projeção internacional reconhecida em diversos países, objetivando apresentar o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) com vistas a futura parceria institucional. Os compromissos encerram no dia 27 de novembro.

Na avaliação do reitor José Carlos, o relacionamento com instituições de ensino estrangeiras é fundamental para a internacionalização da Universidade, e fortalece sobremaneira o ensino da graduação e a pesquisa e pós-graduação. “A partir da inauguração do UPF Parque, a UPF ingressa no seleto grupo de instituições de ensino superior com capacidade técnica para projetar o desenvolvimento de produtos e inovações, utilizando o que há de mais moderno na área científica, habilitando-se a celebrar parcerias e convênios com outras instituições ou mesmo com empresas nacionais e estrangeiras”, avalia, enfatizando o salto de qualidade que a Instituição terá com o ambiente inaugurado no início de novembro.

Gostou? Compartilhe