Estudante Notre Dame premiado na Olimpíada Brasileira de Química

A classificação entre os 25 competidores que representaram o Estado se deu após a prova respondida por mais de 300 participantes, provenientes de 47 instituições de ensino básico e técnico de todo o Rio Grande do Sul, em outubro.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Selecionados durante a 11ª edição da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – realizada em 2012 -, quatro estudantes do Colégio Notre Dame integraram as equipes gaúchas que competiram pela Olimpíada Brasileira da disciplina. Fernando Carlesso, Rubens Zabot, Grégori Webber e Dâmaris Mikaela foram os únicos representantes de instituições de ensino de Passo Fundo aptos a disputar a fase nacional da competição estudantil. A classificação entre os 25 competidores que representaram o Estado se deu após a prova respondida por mais de 300 participantes, provenientes de 47 instituições de ensino básico e técnico de todo o Rio Grande do Sul, em outubro.

A avaliação nacional, composta por dez questões objetivas e seis discursivas, com ênfase na prática Química e no raciocínio matemático e físico, foi aplicada em 31 de agosto de 2013. Com média superir aos 81 pontos, o estudante da 2ª Série do Colégio Notre Dame, Fernando Carlesso, será premiado com medalha de bronze, no próximo dia 29, em cerimônia que será realizada em Fortaleza. Além da colocação entre os quatro gaúchos premiados da Olimpíada Brasileira, o medalhista também conquistou a habilitação para disputar as fases classificatórias para a Olimpíada Internacional.

O resultado é, de acordo com o estudante premiado, resultado de uma soma de esforços pessoais, das educadoras Eliane Deferrari e Paula Signor e da instituição de ensino. “A preparação para a prova compreendeu uma rotina intensa de estudos. Foram duas horas diárias dedicadas para responder exercícios, leituras complementares indicadas pelas educadoras e aulas extraclasse oferecidas pelo Colégio”, comenta. Fernando, contudo, foi o único entre os quatro premiados que não assistiu às aulas preparatórias oferecidas pela organização da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul.

Além de Fernando, outro estudante Notre Dame será homenageado pelo desempenho na prova brasileira. É Rubens Zabot que receberá menção honrosa.
A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo idealizado em 1986 e que objetiva estimular o estudo da ciência no ensino básico. Nela, os primeiros colocados têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química; e os dez estudantes de maior destaque são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, no qual se escolhe a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

 

Gostou? Compartilhe