O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) trabalha e investe na área de ensino, pesquisa e formação de profissionais. Nesta quinta-feira, 14 de novembro, mais um passo foi dado na área de ensino da instituição. Em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o HSVP inaugurou o Laboratório de Anatomia Humana, que será utilizado pelos alunos do curso de medicina da UFFS e para residências médicas do hospital. O laboratório de 210m² está localizado no Centro de Apoio do HSVP, e recebeu nesta semana dois cadáveres para a realização de estudos.
A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, Rene Cecconello, coordenador da Participação Popular macrorregião Norte/RS, Luiz Fabrício Scheis, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Luiz Edson Dal Maso, engenheiro da 6ª CRS e da Vigilância Sanitária, Dr. Luiz Artur Rosa Filho, secretário municipal de Saúde, representantes da IMED, Hospitais da Cidade e Municipal, Diretório Central de Estudantes da UFFS de Chapecó e imprensa.
O administrador do HSVP, Ilário De David conta que as reformas do local iniciaram em maio, depois de todas as licenças e alvarás serem cedidos pelos órgãos responsáveis. O projeto teve um investimento de aproximadamente um milhão de reais por parte das duas instituições e foi concluído no início de setembro, prazo que havia sido estipulado. “Os benefícios deste laboratório são enormes, não só para os alunos, mas para toda a comunidade passo-fundense. Nossa cidade já é o maior centro médico do interior do estado e agora vamos nos tornar o maior centro formador de profissionais da área de saúde do interior do estado”, destacou Ilário, agradecendo os profissionais que trabalharam na obra e os órgãos que ajudaram a realizar o projeto.
“Este projeto não teria acontecido sem o apoio do Hospital São Vicente de Paulo”, afirmou o reitor da UFFS, Jaime Giolo, parabenizando a instituição pela iniciativa e instigando os alunos a desfrutarem o máximo possível do espaço que lhes foi dado. “Nossos alunos sairão preparados para atuar em qualquer área. Vamos trocar experiências, dialogar sobre a saúde no Brasil e ajudar a melhorar o Sistema Único de Saúde”.
O vice-diretor médico do HSVP, e coordenador do curso de medicina da UFFS, Dr Júlio Stobbe enfatizou a importância das aulas de anatomia para a formação dos acadêmicos. “Estamos muito felizes que esta estrutura esteja funcionando. Na aula de anatomia o aluno vai ter o seu primeiro contato com o corpo humano, a primeira noção de como funciona o corpo interna e externamente”, apontou.
Representante da primeira turma de Medicina, Bruna Vidal Figueiredo agradeceu as instituições pela construção do laboratório e frisou a importância deste para o aprendizado dos acadêmicos. “Vocês escolheram dar o melhor para nós e nós escolhemos ser os melhores, esse casamento vai dar muito certo. Temos certeza que as condições e estruturas disponibilizadas, nos possibilitará sair prontos para atuar em qualquer área da baixa à alta complexidade”.
Laboratório de Anatomia Humana qualificará a formação dos acadêmicos
· 2 min de leitura