A Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) está fomentando o empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) no interior do Estado. A companhia publicou seis editais para contratação de empresas especializadas em serviços técnicos de instalação de infraestrutura elétrica e lógica para redes de comunicação digital. Os pregões ocorrerão dos dias 21, 22, 26 e 27 de novembro).
Serão licitados um total de 17 lotes de serviços, beneficiando 17 municípios do Estado, abrangendo, além de Porto Alegre, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santiago, Santo Ângelo, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, São Borja, Ijuí, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Erechim, Soledade, Carazinho, Alegrete, Rosário do Sul e Caxias do Sul. O investimento total estimado é de R$ 8,5 milhões.
O objetivo desses editais é o de viabilizar a informatização e a instalação de acesso à internet, em banda larga, para 165 escolas em todo o Estado. Esse esforço faz parte de um amplo conjunto de ações que viabilizam o Projeto Província de São Pedro, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que tem como meta entregar um netbook por aluno da rede estadual.
Conforme o vice-presidente da Procergs, Cláudio Dutra, além de viabilizar a banda larga nas escolas estaduais, um dos principais objetivos é o de fortalecer as cadeias produtivas de tecnologia no interior do Estado, criando novos empregos em uma atividade que, além de remunerar bem, cresce a cada dia. "É importante descentralizarmos as competências em inovação e tecnologia, reafirmando o Rio Grande do Sul como um Estado que é referência em tecnologia no Brasil".
Os detalhes a respeito dos editais e das regiõesão, estão disponíveis no site www.compras.procergs.rs.gov.br. As empresas interessadas em participar deste processo licitatório deverão estar cadastradas e habilitadas junto à seção de cadastro da Subsecretaria da Administração Central de Licitações do Estado do RS (Celic-RS), localizada no Centro Administrativo do Estado (Avenida Borges de Medeiros, 1.502). Os cadastros também podem ser feitos através do site www.celic.rs.gov.br. Como a documentação necessária é ampla, e algumas demoram alguns dias para serem obtidas, os interessados devem estar atentos às exigências da Celic e antecipar-se à publicação dos editais, assegurando em tempo hábil a sua participação no processo licitatório.