Fazer a unha, cuidar da pele, do cabelo, maquiar-se, toda mulher gosta de se cuidar. Aliar beleza e autoestima também ajuda na saúde, principalmente, quando a mulher passa por um momento de fragilidade, como o tratamento do câncer. Para repassar esses cuidados, na segunda-feira, 18 de novembro, os pacientes do Serviço de Radioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo receberam a visita das alunas do 4° nível do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O cuidado com a imagem de pacientes com neoplasias é importante, explica a residente em Enfermagem, Edinéia Pastori. Segundo ela, estas pacientes têm queda de cabelo, de sobrancelhas e por diversas vezes ficam com a autoestima baixa, o que não é bom para elas. “Com esse projeto queremos estimulá-las a cuidarem-se para elevarem sua autoestima. Esse cuidado diário vai ajudá-las no enfrentamento da doença, fazendo com que se sintam melhores”, destaca.
As alunas realizaram limpeza de pele, maquiagem, penteados e esmaltação. Mara Regina Calliari, professora do curso de Estética e Cosmética afirmou que a iniciativa do projeto partiu das alunas. “Mostramos às pacientes cuidados que podem ser feitos no dia a dia e que trazem bem-estar. Queremos que elas esqueçam um pouco da doença e se valorizem mais”, ressaltou Mara.
O resultado da atividade foi aprovado pelas pacientes e acompanhantes que desfrutaram dos cuidados de beleza. Ana Elenice da Silva, de Sarandi, em tratamento de uma neoplasia no pulmão, aproveitou a visita e realizou limpeza e massagem no rosto. “Maravilhosa essa visita. Saímos um pouco da rotina e aprendemos dicas de beleza para usar sempre”.
Camomila auxilia no tratamento
Na ocasião da visita das alunas de estética, o grupo de residentes multiprofissionais do HSVP, que atua com os pacientes em tratamento oncológico, lançou a terapia da camomila para todos os pacientes que estão fazendo sessões de radioterapia. Eles receberão o chá de camomila para conhecerem os benefícios da planta e utilizarem-na durante o tratamento.
Conforme a enfermeira residente Edinéia, a camomila é usada em forma de compressas frias, auxilia na hidratação da pele e diminui os efeitos colaterais da radioterapia, como, mudança da cor da pele, queimação, manchas mais escuras, entre outros efeitos. “Criamos os kits de chás pensando em estimular o uso dessa terapêutica que auxilia muito no tratamento”.
Beleza na Radioterapia do HSVP
· 1 min de leitura