Cáritas efetiva acompanhamento à comunidade quilombola

Reunindo representantes da Cáritas Arquidiocesana, da Equipe Paroquial de Sertão e moradoras da própria comunidade, o momento foi especialmente para trabalhar a produção de artesanatos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O acompanhamento aos povos tradicionais – especialmente indígenas e quilombolas – é uma das atividades prevista no planejamento da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Neste sentido, a entidade frequentemente visita estas comunidades a fim de estreitar relações, reforçar a valorização destas culturas e auxiliar no que for possível. Um destes encontros aconteceu na última sexta-feira, 22, na comunidade de remanescentes de Quilombolas Mormaça, em Sertão. Reunindo representantes da Cáritas Arquidiocesana, da Equipe Paroquial de Sertão e moradoras da própria comunidade, o momento foi especialmente para trabalhar a produção de artesanatos.

A partilha do grupo iniciou com a troca de experiências sobre técnicas de artesanato, primando pela reutilização de materiais (pet, caixa de leite, retalhos e imãs) aliando a possibilidade de geração de renda através da comercialização destes produtos, especialmente com a proximidade do Natal. Na ocasião, Franciel Bachi, que atua mais diretamente com a Economia Popular Solidária na Cáritas Arquidiocesana, apresentou ao grupo as propostas da entidade para o próximo ano nesta área, convidando as participantes a se integrarem nas exposições, feiras e no espaço solidário – que deve reunir grupos de EPS na Galeria da Solidariedade para um local permanente de mostra e comercialização a partir de março do próximo ano.

As moradoras da comunidade, que receberam apoio do Fundo de Solidariedade para a constituição de uma mini padaria, relataram os desafios do grupo para a consolidação desta proposta, bem como na busca de espaços para a comercialização de seus produtos. As mulheres avaliaram também o acompanhamento da Cáritas ao grupo, valorizando as experiências que nasceram da parceria. “Nós conhecemos coisas que não conhecíamos através das visitas. É muito bom conversar assim, trocar ideias e acolher a Cáritas em nossa comunidade”, afirmou Noemia Rosa Oliveira. Para Cintia Gris, bolsita de nutrição na Cáritas, o encontro foi oportunidade de apresentação de duas receitas saudáveis: torta de repolho e biscoito de aveia. A acadêmica reafirmou o quanto o corpo humano precisa de todos os nutrientes para seu bom funcionamento. O encontro concluiu reafirmando a necessidade e importância da continuidade das ações de acompanhamento da Cáritas ao grupo através do encaminhamento de um próximo encontro no início de 2014.

 

Gostou? Compartilhe