A 19ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores, promovido pela Farsul e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, vai agraciar 15 personalidades e projetos em cerimônia especial, nesta quinta-feira, 28, às 19h30, em Porto Alegre. Pela segunda vez, a coordenadora das Jornadas Literárias e professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Tania Rösing, recebe a premiação. O Prêmio, promovido desde 1995, o tem por objetivo valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul.
O Líderes e Vencedores se constitui no único prêmio estadual a contemplar cinco categorias: Sucesso Empresarial, Mérito Político, Expressão Cultural, Destaque Comunitário e Referência Educacional, essa inserida a partir deste ano. Mais do que uma homenagem, o Prêmio é considerado um reconhecimento da sociedade gaúcha a ações que servem de exemplo em suas áreas de atuação.
A professora Tania conquistou o Prêmio Líderes & Vencedores pela primeira vez no ano de 2001. De acordo com ela, o reconhecimento obtido pela segunda vez demonstra a consolidação de um trabalho transformador pelo viés da leitura não apenas do texto literário, mas de manifestações artísticas e culturais, num processo de aprimoramento da cidadania. “Trabalhar com a leitura e a formação de leitores é tarefa difícil, mas digna, especialmente pelo caráter precursor assumido pelas Jornadas Literárias ao longo de 32 anos de história”, enfatiza.
As Jornadas Literárias são consideradas um dos maiores debates literários da América Latina. Bianual, a movimentação cultural reúne milhares de escritores, pesquisadores, intelectuais, artistas e leitores, é grande incentivadora do processo de formação de leitores e responsável pelo título de Capital Nacional da Literatura, concedido pela Presidência da República Passo Fundo em 2006. Além do apoio e patrocínio de instituições e empresas, as Jornadas contam com a promoção da UPF e da Prefeitura de Passo Fundo.
Na opinião da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, o prêmio vem coroar um processo de trabalho permanente e coletivo, capitaneado pela professora Tania. “Esse processo busca por meio da leitura aquilo que de mais inovador uma instituição pode e deve oferecer a sua comunidade: construir possibilidades para a formação crítica, emancipatória e cidadã”, avalia.
Conforme o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, o trabalho e a vida de Tania Rösing têm grande significado para Passo Fundo. “Trata-se de uma das mais destacadas educadoras do Brasil. A apaixonada defesa que faz da formação de leitores e sua obstinação transformam a comunidade e reforçam ainda mais o título de Capital Nacional da Literatura”, avalia o gestor público.