ADI-BR tem reconhecimento em Brasília

Entidade se prepara para levar aos associados do país a parceria com o IVC e também para a realização do II Congresso de Diários do Interior do Brasil

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Representantes da Associação de Diários do Interior do Brasil (ADI-BR) estiveram em Brasília para encontros na Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, Correios e Caixa Econômica Federal. Em todas as reuniões, obtiveram retorno positivo para as ações da entidade. Estavam na comitiva o presidente da ADI-BR, Ámer Félix Ribeiro, a presidente do Conselho da entidade, Margareth Cedraz, os diretores Adriano Kalil e Alberto Rosa, e o coordenador da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, deputado André Vargas.

De acordo com o Ribeiro, que também preside a ADI-SC, a parceria com o Instituto Verificador de Circulação (IVC) está trazendo reflexos altamente positivos, agora em âmbito nacional. “Fomos pioneiros a partir de Santa Catarina, mas já estamos diante de um movimento nacional. Empresas, instituições e órgãos públicos precisam ter cada vez mais rigor e, com a chancela do IVC, os diários ligados à ADI podem dar garantias de tiragem de seus veículos.” Segundo informou, as ADIs do Rio Grande do Sul e da Bahia estão aderindo à parceria. “Daqui para frente, será um efeito cascata. Bom para o poder público e para o mercado privado”, comemorou Ribeiro.

A presidente do Conselho da ADI-BR, Margareth Cedraz, destacou que o reconhecimento manifestado pela ministra da Comunicação, Helena Chagas, e pelo secretário-executivo da Secom, Roberto Messias, foi motivado, em grande parte, pelo retorno das agências de publicidade e propaganda, que reconhecem que a entidade está promovendo uma grande mobilização com vistas à qualificação dos diários do interior do país. “Fizemos um balanço do que foi realizado em 2013 e o saldo foi muito positivo. A ministra Helena destacou a importância da ADI no processo de organização da mídia impressa no interior brasileiro, reconhecendo o trabalho que desenvolvemos junto a esses jornais e portais de notícias regionais até para a profissionalização desses meios de comunicação.”

Um dos assuntos tratados durante o encontro foi a realização do II Congresso de Diários do Interior do Brasil, marcado para os dias 13 e 14 de maio de 2014. A expectativa é que a segunda edição, assim como a primeira, repercuta na criação de novas ADIs estaduais. “O primeiro congresso resultou no surgimento das ADIs Espírito Santo e Mato Grosso do Sul”, lembrou Margareth. Com isso, já são dez ADIs no Brasil (RS, SC, PR, MG, RJ, ES, BA, MS/MT e GO).

Após a reunião na Secom, o grupo seguiu para agendas também na Caixa Econômica Federal e nos Correios. O diretor da ADI-BR, Adriano Kalil, disse que mais uma vez foi destacado o papel da entidade na organização, no fortalecimento e no crescimento da mídia regional. “Foi um ano de trabalho intenso e é bom chegar ao final com excelente avaliação, além de perspectivas positivas para 2014.”

O vice-presidente de Marketing da Caixa, Clauir Luiz Santos, contou que os dados de investimentos em mídia foram apresentados ao presidente do banco, Jorge Hereda, e que ele comemorou especialmente o retorno obtido nos diários do interior. Tanto que já determinou a ampliação dos recursos para esse segmento. Já a chefe da Comunicação Estratégica dos Correios, Graziela Maria Godinho, adiantou que a meta da empresa é expandir a rede e ampliar os serviços nas cidades de menor porte e distantes das capitais dos estados. Neste sentido, afirmou que a mídia regional será importante aliada. 

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