O Presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Marcelo Machado Bertoluci, estará em Passo Fundo, na próxima segunda-feira (09/12), participando do ato público de irresignação contra a morosidade da Justiça Estadual e de alerta à sociedade quanto ao iminente colapso do Poder Judiciário. O ato, que será promovido pela Subseção da OAB de Passo Fundo acontecerá a partir das 10h30 em frente ao Fórum Estadual.
De acordo com o presidente da Subseção da OAB de Passo Fundo, Alexandre Gehlen, atualmente o número de processos em tramitação torna impraticável a prestação jurisdicional adequada e célere, com manifesta falta de juízes e servidores, bem como a adoção de procedimentos que inviabilizam, ainda mais, a resolução de conflitos em tempo digno.
“A OAB, por isso, vendo infrutíferas as suas insistentes postulações por uma melhora da infraestrutura geral e do quadro de funcionários do Poder Judiciário, vai à rua manifestar sua indignação, buscando o apoio de toda a cidadania, maior vítima da crise por que atualmente passamos. É imprescindível, para o sucesso do nosso alerta por busca de soluções, a participação maciça dos advogados nessa “blitz” em frente ao Fórum. Sem a união da classe, nossa voz não passa de um sussurro; unidos, gritaremos, ainda que a ouvidos surdos”, reitera.
A data escolhida é o primeiro dia útil posterior ao Dia da Justiça, momento, cremos, adequado a protestarmos e nos manifestarmos publicamente contra um sistema judicial que não mais responde aos anseios da nossa sociedade.