Um problema no esgoto do PSF Adolfo Groth, no loteamento Professor Schisler, impediu o atendimento da população na terça-feira (03). Um cartaz foi colocado na porta informando que a unidade estava fechada porque o poço negro transbordou a alagou o posto. A estrutura da unidade de saúde é precária e frequentemente apresenta problemas. A Secretaria de Saúde informou que um novo imóvel será alugado para atender melhor os pacientes.
O PSF Adolfo Groth atende cerca de 50 pessoas diariamente e abrange a população do loteamento Professor Schisler, Parque do Sol, Morada do Sol, Ipiranga, Xangrilá e parte do Recreio. Ele oferece atendimento médico, odontológico e de enfermagem. A equipe é composta por médico, dentista e duas técnicas de enfermagem. A enfermeira que atendia no local foi transferida e conforme a Secretaria de Saúde um novo profissional começará atuar em breve.
Conforme funcionárias que realizaram a limpeza na terça-feira, o esgoto alagou o banheiro, uma sala de atendimento e a recepção. Mesmo depois da higienização, o cheiro forte do esgoto permanecia na tarde de ontem. O ambulatório foi instalado em 1998 e já foi fechado algumas vezes. Neste ano, já foram registrados outros problemas com esgotamento sanitário e alagamentos. O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, disse que esta unidade é antiga e não recebeu a manutenção adequada durante anos. “O poço negro foi feito há pouco e agora o cano do esgoto estourou”, informou o secretário.
Um novo imóvel será alugado para atender a população. “Há um mês está tramitando um processo interno. A Secretaria de Planejamento avaliará um novo imóvel para ser alugado. Esperamos que a unidade já esteja funcionando em novo endereço no início do próximo ano”, revelou Rosa.