Na próxima segunda-feira (09), o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, juntamente com o presidente da subseção de Passo Fundo, Alexandre Gehlen, participará de ato público, às 10h30, em frente à Justiça Estadual. A mobilização faz parte de um movimento integrado por todas as OABs do Estado, denunciando a situação caótica do Judiciário Estadual. Já foram realizadas manifestações semelhantes em Canoas, Cachoeirinha e Gravataí.
Atualmente a comarca de Passo Fundo possui 93 mil processos em tramitação na Justiça Estadual. Deste quadro, a situação mais precária está nas Varas Cíveis, onde tramitam, aproximadamente, 15 mil processos por unidade. Na Vara da Fazenda Pública tramitam cerca de 27 mil processos, e que não é raro uma petição demorar 5 ou 6 meses para ser juntada aos autos, assim como atrasos para publicação de notas de expediente superior a um ano.
De acordo com Gehlen, a iniciativa atesta a indispensabilidade de melhorias para o Judiciário gaúcho. “A realidade que vivemos hoje é a de cartórios abarrotados, falta de servidores e estruturas deficitárias. É fundamental que sejam realizados investimentos, sob pena de a situação ficar ainda mais grave. Conclamamos a advocacia e a cidadania a intensificar esse movimento”, afirmou.