A melhora na qualidade da audição de quem já usa aparelho auditivo é a principal característica do sistema de frequência modulada (FM), um acessório que permite que o som chegue com menos ruídos. Cada sistema desses custa entre R$ 7 mil a R$ 10 mil, mas 79 crianças de Passo Fundo e região receberam este acessório gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede Estadual de Atenção à Saúde Auditiva do RS/SUS.
No final do mês de novembro a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) realizou o segundo mutirão de entrega de equipamentos do ano de 2013. Na primeira etapa, 38 crianças da região de abrangência da Coordenadoria foram beneficiadas, na segunda etapa, outras 41. Além da entrega dos sistemas, foi realizado um treinamento com os professores, uma vez que o uso dos equipamentos tem como objetivo o uso em sala de aula.
Para a reabilitação auditiva dos pacientes beneficiados, a 6ª CRS firmou um contrato com a clínica PróAudi. A fonoaudióloga responsável técnica da clínica, Morgana Gai Remonatto, explica a FM é um equipamento acessório ao aparelho auditivo convencional ou implante coclear que permite uma comunicação mais efetiva, sem barulhos e ruídos externos, o que proporciona dentro da sala de aula uma aprendizagem mais eficaz, pois o aluno pode ouvir de forma declarada o professor e suas explicações. “Ele é composto por um microfone sem fio que fica com o professor e quando este fala, o som é transmitido através de frequência modulada diretamente para o receptor no aparelho auditivo da criança, permitindo a eliminação de ecos, reverberação e ruídos externos na fala do professor. Também pode ser utilizado em outros ambientes, como em casa, cinema, teatro, cursos, otimizando o reconhecimento de fala”.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já