Acadêmicos da UPF se preparam para intercâmbio

Em ação de internacionalização da Universidade, estudantes embarcam para 11 diferentes países

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O incentivo ao intercâmbio acadêmico é uma das ações que consolida a internacionalização da Universidade de Passo Fundo (UPF). No primeiro semestre de 2014, 38 estudantes de graduação têm viagem programada para o exterior, por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico UPF (Piac), do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades. Os acadêmicos têm entre seus destinos 11 países e aproximadamente 20 universidades. O reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, reuniu-se com esses estudantes, que se preparam para o período de estudos no exterior, no último dia 13 de dezembro. Durante o encontro, os intercambistas receberam materiais com informações sobre a UPF para serem utilizados no exterior, esclareceram dúvidas e conversaram com o reitor sobre seus destinos.

O professor José Carlos ressaltou os diversos aspectos positivos que um intercâmbio proporciona. “Essa experiência vai agregar muito a formação de todos, já que o contato com outras culturas e formas de produzir conhecimentos ampliam perspectivas”, afirmou. Para o reitor, a realização de pós-graduação no exterior também deve ser considerada pelos estudantes, que podem aproveitar a experiência enquanto graduandos para analisar as possibilidades.

A estudante de Medicina, Natália Pedó, viajará para a Hungria, destino inédito para os acadêmicos da UPF até então. Natália está na expectativa, tanto pelas experiências culturais quanto pelo diferencial na formação. “Vou cursar matérias com foco diferente do que temos aqui, com especial atenção para cadeiras de acordo com a área que quero seguir, a ginecologia”, relatou. O país de destino da acadêmica de Jornalismo, Daniela Bonet, também fica na Europa. “Escolhi Madrid, na Espanha, tanto pela cultura do país quanto pela Universidade Carlos III, onde irei estudar, que é bem conceituada. Participar de intercâmbio é uma oportunidade única, todos que podem devem aproveitar”, afirmou. O acadêmico de Letras, Leonardo Alves, tem planos bem definidos para sua estadia na Universidade de Aguascalientes, no México. “Em minha monografia, pretendo estudar literatura contemporânea, por isso irei cursar disciplinas que permitem esse contexto. Se possível, quero aproveitar para já começar a pesquisar sobre comportamento do leitor”, planeja. Prestigiou o encontro a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Maria Elisabete Mariano dos Santos.

Gostou? Compartilhe