A violência é um mal que atinge diversas famílias e oprime muitas pessoas. Agravo de notificação compulsória, a violência deve ser notificada pelos profissionais da área da saúde. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, esse trabalho é realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). Com o intuito de orientar estes profissionais, o NVEH realizou na quinta-feira, 12 de dezembro, uma palestra com a assistente social Sylvia Nabinger, presidente da Ocipacolher de Porto Alegre.
Na ocasião, a assistente social ressaltou as causas, como proceder e diminuir os casos de violência. Segundo dados apresentados por Sylvia, Passo Fundo é a quarta cidade do estado com maior incidência de casos. “A violência é um problema de saúde pública e de todo o cidadão. Assim a notificação é um instrumento importante que auxilia na detecção dos casos. É importante a intervenção precoce do profissional, evitando assim consequências mais graves no futuro”, destaca.
A enfermeira do NVEH do HSVP, Daiane Trentin, informa que o tema da palestra foi escolhido devido ao grande número de casos notificados. Até outubro de 2013, foram registrados 750 casos de violência sendo que, o número teve aumento quando se faz uma análise com anos anteriores. “Apesar de a notificação ocorrer, há muitos casos que não são notificados.A formação e aprofundamento do tema vem auxiliar o profissional na detecção de casos suspeitos e encaminhamento de notificações”, ressalta Daiane.