Festa religiosa reuniu 300 senegaleses

A festa religiosa em homenagem ao líder Aamadu Bamba, aconteceu em todos os países onde há presença de senegaleses muçulmanos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Touba Passo Fundo/2013 reuniu pelo menos 300 senegaleses, vindos de diversas cidades da região, durante todo o domingo (22), no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo fundo. A festa religiosa em homenagem ao líder Aamadu Bamba, aconteceu em todos os países onde há presença de senegaleses muçulmanos. 

A programação, aberta ao público, teve orações, debate sobre a legalização da documentação dos imigrantes no Brasil, leitura do alcorão em árabe e cantos religiosos. “São temas para agradecer a Deus e a Aamandu pelo que somos e temos” disse um dos organizadores do evento. O público teve ainda oportunidade de degustar alguns pratos típicos. A celebração acontece todos os anos para lembrar o fundador da cidade de Touba, que lutou contra o império francês e a proibição do islamismo no Senegal. Passo Fundo é considerada a segunda maior comunidade de senegaleses no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Caxias do Sul.

Amadou Bamba
Fundador da cidade Touba, que em árabe significa ‘felicidade’ ou bem aventurança, no ano de 1887. Seus seguidores são chamados de Mourides (Aquele que deseja). Eles representam um sexto do total da população no Senegal. Considerado por seus seguidores como um renovador do islã, Amadou foi sepultado em 1927 na grande mesquita em Touba, a cidade santa e centro do movimento Mourides.

Gostou? Compartilhe