As vendas recordes de carnes para churrasco, flores, panetones, aves e pequenos presentes nos últimos dias resultaram em um crescimento de 9% nas vendas deste Natal, nos supermercados gaúchos, em relação à mesma festividade do ano passado. O resultado superou a previsão de 7% de crescimento apontada pelos supermercadistas em pesquisa realizada em outubro,, segundo informações do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
O grande destaque da véspera do Natal foram as carnes para o churrasco do dia 25, com crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme Longo, este comportamento de compra mostra que os gaúchos estão dando mais importância para o convívio familiar. "Além disso, os preços dos cortes para churrasco acompanharam a inflação do período, sem grandes altas, devido à desoneração dos impostos federais pelo Governo", lembra o presidente da Agas.
Mais de 6 milhões de caixas de bombons foram vendidas nas últimas duas semanas pelo setor, um crescimento de 25% em relação ao Natal de 2012. Este foi o produto mais vendido pelos supermercados na véspera do Natal, dia 24. Outro destaque, as pequenas cestas de presente, com valor máximo de R$ 20,00, registraram incremento de 30% nas vendas. "Estimamos que um em cada três presentes deste Natal tenham sido adquiridos nos supermercados no RS, devido à conveniência de comprá-los junto com os itens para a ceia, às opções de baixo valor, à proximidade de casa e às facilidades de pagamento", destaca Longo. Segundo o dirigente, no dia 24 de dezembro, as lojas supermercadistas ganharam ainda mais espaço, comercializando metade dos presentes adquiridos pelos consumidores na véspera do Natal.
As flores, outra opção de presente, tiveram um resultado de vendas 25% superior ao registrado no Natal de 2012. "Os gaúchos buscaram deixar os lares mais alegres para receber seus familiares", avalia Longo.